Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46299| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma análise do currículo do curso de letras: francês e seus impactos na construção da identidade profissional do professor em formação |
| Título (s) alternativo (s): | Une analyse du programme du cours de lettres : français et ses impacts sur la construction de l'identité professionnelle de l'enseignant de fle en formation |
| Autor: | Santos, Andréa Emiliana Fernandes |
| Primer orientador: | Ribas, Fernanda Costa |
| Primer miembro de la banca: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
| Segundo miembro de la banca: | Silva, Sara Farias da |
| Tercer miembro de la banca: | Silva, Kleber Aparecido da |
| Resumen: | Considerando que estamos vivenciando um momento em que valores e concepções de vida estão sendo progressivamente mais questionados e ressignificados, em que o panorama educacional vem se transformando bruscamente por conta de novos paradigmas oriundos de mudanças mundialmente sofridas, se torna de suma importância investigarmos a formação do professor, que sofre impactos de tais mudanças. Assim, a pesquisa em questão teve como proposta analisar e comparar diferentes percepções sobre formação docente e construção identitária do professor em um Curso de Letras: francês e literaturas de língua francesa. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, visto que a pesquisa enfocou um evento único e específico – o processo de formação inicial de professores de língua francesa, considerando um contexto específico e um determinado grupo, ou seja, alunos e professores do referido curso de Graduação em Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa, em uma universidade pública situada no Estado de Minas Gerais, no Brasil. Os participantes da pesquisa foram alunos do referido curso que estavam em momentos diferentes da graduação, ou seja, no início do curso, na metade do curso e no final do curso e professores formadores. A geração dos dados foi feita com base no projeto pedagógico do curso, um questionário inicial (aos professores formadores) e entrevistas com os professores formadores e em formação inicial. Assim, com este estudo, pretendo contribuir para um maior entendimento da relação entre formação identitária de professores de língua francesa e aspectos referentes ao currículo do Curso de Letras – Francês e as percepções de professores formadores e professores em formação inicial, identificando aspectos atuantes na formação do professor. Pretendo, ainda, contribuir com as pesquisas em Linguística Aplicada no que se refere ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, de modo particular, língua francesa, colocando em destaque aspectos envolvidos na formação identitária de professores de língua francesa. Finalmente, espero oferecer contribuições aos estudos sobre a identidade profissional, área que está em constante evolução e redefinição. Além disso, os resultados da pesquisa podem estimular uma reflexão crítica sobre os elementos que moldam a identidade do professor de língua francesa e o papel do currículo na formação dessa identidade. |
| Abstract: | Considérant que nous vivons un moment où les valeurs et les conceptions de la vie sont progressivement remises en question et redéfinies, où le panorama éducatif se transforme brusquement en raison de nouveaux paradigmes issus de changements subis à l'échelle mondiale, il devient très important d'examiner la formation des enseignants, qui subit les impacts de tels changements. Ainsi, la recherche en question a eu pour but d'analyser et de comparer différentes perceptions sur la formation des enseignants et sur la construction identitaire de l'enseignant dans un cours de Lettres: Français et littératures de langue française. Il s'agit d'une étude de cas de nature qualitative, puisque cette recherche a porté sur un événement unique et spécifique – le processus de formation initiale des enseignants de langue française, en tenant compte d’un contexte précis et d’un groupe déterminé, à savoir, les étudiants et les enseignants du cours de Licence en Lettres: Français et Littératures de Langue Française, dans une université publique située dans l'État de Minas Gerais, au Brésil. Les participants de la recherche ont été des étudiants de ce cours qui se trouvaient à différents moments de leur formation, c'est-à-dire au début du cours, à miparcours et à la fin du cours, ainsi que des enseignants formateurs. La collecte des données a été réalisée sur la base du projet pédagogique du cours, d'un questionnaire initial (aux enseignants formateurs) et d'entretiens avec les enseignants formateurs et en formation initiale. Ainsi, avec cet étude, j'espère contribuer à une meilleure compréhension de la relation entre la formation identitaire des enseignants de français et les aspects liés au curriculum du cours de Lettres - Français et aux perceptions des enseignants formateurs et des enseignants en formation initiale, en identifiant les aspects qui se manifestent dans la formation de l'enseignant. J'ai également l'intention d'apporter une contribution aux recherches en linguistique appliquée à l'enseignement et à l'apprentissage des langues étrangères, en particulier du français, mettant en lumière les aspects impliqués dans la formation identitaire des enseignants de français. Enfin, j’espère offrir des contributions aux études sur l'identité professionnelle, domaine qui est en constante évolution et redéfinition. De plus, les résultats de cette recherche peuvent stimuler une réflexion critique sur les éléments qui façonnent l'identité de l'enseignant de langue française et sur le rôle du curriculum dans la formation de cette identité. |
| Palabras clave: | Currículo Formação de professores Identidade Língua francesa Curriculum Formation des enseignants Identité professionnelle Langue française |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Tema: | Linguística Professores - Formação Língua francesa Currículos - Avaliação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
| Cita: | SANTOS, Andréa Emiliana Fernandes. Uma análise do currículo do Curso de Letras: Francês e seus impactos na construção da identidade profissional do professor em formação. 2025. 199 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.306. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.306 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46299 |
| Fecha de defensa: | 8-may-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 1. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. |
| Aparece en las colecciones: | TESE - Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnáliseCurrículoCursoLetras.pdf | 2.44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
