Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, Sandra Marcelo de Souza-
dc.date.accessioned2025-07-01T17:43:11Z-
dc.date.available2025-07-01T17:43:11Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationPAULA, Sandra Marcelo de Souza. Bullyng: A efetivação de rede de proteção em espaços escolares. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46296-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectRede de proteçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleBullyng: a efetivação de rede de proteção em espaços escolarespt_BR
dc.title.alternativeBullying: the implementation of a protection network in school spacespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682137418664056pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Aneuzimira Caldeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665029543463744pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1062924371748767pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a importância da atuação em rede protetiva no enfrentamento do bullying no ambiente escolar, destacando o papel da gestão escolar e dos pedagogos como agentes fundamentais na mediação e articulação com os diferentes serviços de proteção social. Fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, o estudo apresenta conceitos, normativas e experiências práticas que reforçam a relevância de uma abordagem intersetorial na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Demonstra-se que a efetivação de políticas públicas no cotidiano escolar depende da integração entre escola, famílias, conselhos tutelares, unidades de saúde e assistência social. O trabalho busca contribuir para a formação de profissionais da educação mais conscientes de sua função social e preparados para atuar diante das múltiplas vulnerabilidades que atravessam o espaço escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode187105765-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BullyngEfetivaçãoRede.pdf375.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.