Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46296Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Paula, Sandra Marcelo de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-01T17:43:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-01T17:43:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | PAULA, Sandra Marcelo de Souza. Bullyng: A efetivação de rede de proteção em espaços escolares. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46296 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Bullying | pt_BR |
| dc.subject | Rede de proteção | pt_BR |
| dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.title | Bullyng: a efetivação de rede de proteção em espaços escolares | pt_BR |
| dc.title.alternative | Bullying: the implementation of a protection network in school spaces | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Iara Vieira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9760073640184964 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Menezes, Rodrigo da Silva | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3682137418664056 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Souza, Aneuzimira Caldeira | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4665029543463744 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/1062924371748767 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho investiga a importância da atuação em rede protetiva no enfrentamento do bullying no ambiente escolar, destacando o papel da gestão escolar e dos pedagogos como agentes fundamentais na mediação e articulação com os diferentes serviços de proteção social. Fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, o estudo apresenta conceitos, normativas e experiências práticas que reforçam a relevância de uma abordagem intersetorial na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Demonstra-se que a efetivação de políticas públicas no cotidiano escolar depende da integração entre escola, famílias, conselhos tutelares, unidades de saúde e assistência social. O trabalho busca contribuir para a formação de profissionais da educação mais conscientes de sua função social e preparados para atuar diante das múltiplas vulnerabilidades que atravessam o espaço escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 187105765 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| BullyngEfetivaçãoRede.pdf | 375.19 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
