Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46289| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | A influência da didática e aprendizagem coletiva no processo de alfabetização na educação básica |
| Author: | Silva, Cintia Gonçalves |
| First Advisor: | Puentes, Roberto Valdès |
| First member of the Committee: | Serra, Marcia Regina de Araujo |
| Second member of the Committee: | Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza |
| Summary: | O presente trabalho propõe uma análise sobre a influência da didática e aprendizagem coletiva no processo de alfabetização na educação básica, muitas vezes não relevamos como a didática e a aprendizagem coletiva desempenham papéis cruciais no processo de alfabetização na educação básica. A didática, como campo que estuda as metodologias e estratégias de ensino, busca criar ambientes de aprendizagem que favoreçam a compreensão e a apropriação do conhecimento pelos alunos. No contexto da alfabetização, isso significa adotar abordagens que tornem o aprendizado de leitura e escrita mais acessível e significativo para todos de uma maneira a qual o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem. Já a aprendizagem coletiva, por sua vez, enfatiza como é importante a interação entre os alunos, promovendo um ambiente colaborativo onde eles podem aprender uns com os outros. Esse tipo de interação estimula a troca de ideias, debate e a construção conjunta do conhecimento, facilitando a alfabetização. Quando os alunos trabalham em grupos, eles desenvolvem habilidades sociais e emocionais, além de fortalecerem seu entendimento dos conteúdos. E quando são trabalhados juntos, promovem um ensino mais dinâmico e inclusivo, reconhecendo a diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem. A didática que prioriza a aprendizagem coletiva não apenas estimula a motivação e o engajamento dos alunos, mas também contribui para um processo de alfabetização mais sólido e eficaz, preparando-os para se tornarem leitores e escritores críticos e ativos na sociedade. Jean Piaget, Maria Montessori, Paulo Freire, Magda Soares, Roberto Valdez Puentes são alguns dos nomes que você encontrará por aqui. Temas como competências socioemocionais, protagonismo do estudante, educação integral, didática, Aprendizagem coletiva e desenvolvimento. Mortatti (2006) e Smolka (1987), para o percurso histórico do ensino de alfabetização no Brasil. Palavras-chave: Alfabetização; Aprendizagem coletiva; Educação; Didática. |
| Abstract: | The present work proposes an analysis of the influence of didactics and collective learning on the literacy process in basic education, highlighting the importance of these elements, which are often underestimated. Didactics, as a field that investigates teaching methodologies and strategies, aims to create environments that foster understanding and the appropriation of knowledge by students. In the context of literacy, this means adopting approaches that make the learning of reading and writing more accessible and meaningful, placing the student as the protagonist of their own learning process. On the other hand, collective learning emphasizes the importance of interaction among students, promoting a collaborative environment where they can learn from each other. This interaction stimulates the exchange of ideas, debate, and joint knowledge construction, facilitating literacy. When students work in groups, they not only develop social and emotional skills but also deepen their understanding of the content, resulting in a more dynamic and inclusive teaching approach that respects the diversity of learning rhythms and styles. Didactics that prioritizes collective learning not only enhances student motivation and engagement but also contributes to a more robust and effective literacy process, preparing them to become critical and active readers and writers in society. Among the authors discussed are Jean Piaget, Maria Montessori, Paulo Freire, Magda Soares, and Roberto Valdez Puentes. The work also addresses themes such as socio-emotional competencies, student protagonism, integral education, didactics, and development, in addition to presenting a historical overview of literacy teaching in Brazil with contributions from Mortatti (2006) and Smolka (1987). Keywords: Literacy; Collective learning; Education; Didactics. |
| Keywords: | Didática Alfabetização Aprendizagem coletiva |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SILVA, Cintia Gonçalves. A influência da didática e aprendizagem coletiva no processo de alfabetização na educação básica. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46289 |
| Date of defense: | 17-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| InfluênciaDidáticaAprendizagem.pdf | TCC | 388.2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
