Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46281
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRamos, Marilia Pompeu do Val-
dc.date.accessioned2025-06-30T14:26:59Z-
dc.date.available2025-06-30T14:26:59Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationRAMOS, Marilia Pompeu do Val. O Programa Tempo de Aprender: análise documental e relato de experiência. 2025. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46281-
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the Tempo de Aprender Program, developed by the Brazilian Ministry of Education with a focus on literacy in the early years of elementary education. The study is based on the SEALF 2019–2022 Report and includes a personal experience report by the author, who participated in the program while studying Pedagogy through distance learning at the Federal University of Uberlândia. The main goal is to reflect on how the program is applied in public schools and its impact on teacher training. The methodology used was document analysis with a qualitative and personal approach. The experience showed that although the program has great potential, its implementation may vary according to each school's needs and management. Despite the limited initial guidance, working directly with students facing literacy difficulties provided valuable insights and allowed the author to witness real progress, highlighting the role of practical experiences in teacher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical Practicept_BR
dc.subjectPrograma Tempo de Aprenderpt_BR
dc.subjectTempo de Aprender Programpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.titleO programa tempo de aprender: um olhar a partir da prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Claudio Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478460919367913pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Michele Oliveira Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8177013934460120pt_BR
dc.contributor.referee2-, --
dc.contributor.referee2Lattes-pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise do Programa Tempo de Aprender, desenvolvido pelo Ministério da Educação com foco na alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa baseia-se no Relatório SEALF 2019-2022 e é complementada por um relato de experiência vivenciado pela autora durante sua participação no programa, enquanto estudante de Pedagogia EAD pela Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo principal é refletir sobre a aplicação prática do programa nas escolas públicas e compreender seus efeitos na formação docente. A metodologia utilizada foi a análise documental com abordagem qualitativa e perspectiva pessoal. A experiência revelou que, embora o programa tenha potencial para contribuir com a alfabetização, sua aplicação nas escolas pode variar, dependendo da gestão e das necessidades locais. Mesmo com pouca orientação inicial, a atuação direta com alunos em processo de alfabetização permitiu observar avanços concretos, reforçando a importância da prática na formação dos futuros professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration9pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
UniversidadeFederalUberlandia.pdfTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO256.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.