Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46255
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-3866-8485
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação e Direitos Humanos: racismo e preconceito social no Brasil moderno
Título (s) alternativo (s): Educação e Direitos Humanos: racismo e preconceito social no Brasil moderno
Autor: Manequinha, Helenice Maria
Primer orientador: França, Robson Luiz de
Primer miembro de la banca: Oliveira, Oliveira
Segundo miembro de la banca: -, -
Resumen: Este trabalho analisa criticamente a permanência do racismo e do preconceito social no Brasil contemporâneo, contrastando o discurso de valorização da diversidade com a realidade vivida por negros, pardos e indígenas. A partir de uma perspectiva reflexiva e fundamentada em autores como Nunes (2006), o estudo destaca como práticas discriminatórias estão enraizadas nas estruturas sociais e muitas vezes passam despercebidas, mesmo após avanços legais. A pesquisa questiona a eficácia das políticas públicas de combate ao racismo e busca compreender por que, mesmo no século XXI, essas práticas persistem. O objetivo é dar visibilidade a experiências de discriminação, revelar as contradições entre teoria e prática e apontar caminhos de transformação social.
Palabras clave: Racismo estrutural
Políticas públicas
Preconceito social
Diversidade étnico-racial
Desigualdade
Negros
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MANEQUINHA, Helenice Maria. Educação e Direitos Humanos: racismo e preconceito social no Brasil moderno. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Pedagogia) -Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46255
Fecha de defensa: 18-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Educação e Direitos HumanosTrabalho de Conclusão de Curso381.61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.