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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7289-1717
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2027-06-16
Title: Neoliberalismo e liberdade: impactos nas tessituras da subjetivação
Alternate title (s): Neoliberalism and freedom: impacts on the fabric of subjectivation
Author: Santos, Luciano Henrique Moreira
First Advisor: Paravidini, João Luiz Leitão
First member of the Committee: Gomide, Ana Paula de Ávila
Second member of the Committee: Rocha, Tiago Humberto Rodrigues
Summary: Esta dissertação investiga os efeitos psíquicos e sociais da autonomização da liberdade no contexto do neoliberalismo contemporâneo. Parte-se da hipótese de que, ao ser convertida em propriedade individual e desvinculada das relações de alteridade, a liberdade assume uma forma objetificada que engendra uma ilusão narcísica de onipotência e autossuficiência. Tal processo compromete a constituição relacional do Eu e enfraquece os laços civilizatórios. A questão de pesquisa que orienta o trabalho é: quais os efeitos da autonomização da liberdade – compreendida como sua objetificação e a negação da alteridade – sobre a constituição subjetiva, a dinâmica civilizatória e o pacto ético-social? A pesquisa articula três campos teóricos principais: a psicanálise, a teoria crítica e a filosofia política. O primeiro eixo teórico aborda a constituição do Eu e a função do narcisismo na subjetivação, com base nos textos À guisa de introdução ao narcisismo, Luto e melancolia, O infamiliar, Além do princípio de prazer, Psicologia das massas e análise do Eu e, por fim, O Eu e o Id. Esses escritos fundamentam a compreensão do Eu como uma instância atravessada por exigências pulsionais e sociais, que se constitui na tensão entre a afirmação da autonomia e a necessidade de reconhecimento e inscrição simbólica no laço social. No segundo eixo, examina-se a racionalidade neoliberal a partir das formulações de Ludwig von Mises e Friedrich Hayek, que concebem a liberdade como autorregulação mercadológica e negam sua base intersubjetiva. A partir das contribuições de Dardot e Laval, compreende-se o neoliberalismo como uma racionalidade produtora de subjetividades, instaurando o ideal do sujeito como “empreendedor de si”. Em articulação com a psicanálise, mobiliza-se a reformulação da pulsão de morte proposta por André Green, entendida como força de desinvestimento psíquico que intensifica o retraimento narcísico, o isolamento e a dissolução dos vínculos. A leitura crítica de Herbert Marcuse, especialmente em Eros e civilização, oferece subsídios para compreender como o capitalismo avançado absorve o desejo e a liberdade em uma lógica de dominação, neutralizando o potencial transformador da subjetividade. A noção de “mais-repressão” é central para pensar os efeitos subjetivos do neoliberalismo como formas de sofrimento estruturadas pela promessa de liberdade. A abordagem metodológica é teórico-conceitual, com base na análise crítica de textos fundantes da psicanálise e da teoria social. A pesquisa não propõe respostas ou soluções conclusivas, mas visa abrir um campo de reflexão sobre os efeitos psíquicos e socioculturais da liberdade neoliberal. Ao retomar a concepção freudiana do sujeito como dividido e constituído pela alteridade, propõe-se uma crítica à absolutização da liberdade, reafirmando a urgência de concebê-la como um projeto relacional, ético e coletivo.
Abstract: This dissertation investigates the psychic and social effects of the autonomization of freedom in the context of contemporary neoliberalism. It departs from the hypothesis that, when converted into individual property and detached from relations of alterity, freedom becomes objectified and gives rise to a narcissistic illusion of omnipotence and self-sufficiency. This process compromises the relational constitution of the ego and weakens civilizational bonds. The guiding research question is: what are the effects of the autonomization of freedom—understood as its objectification and the denial of alterity—on subject formation, civilizational dynamics, and the ethical-social pact? The research articulates three main theoretical fields: psychoanalysis, critical theory, and political philosophy. The first theoretical axis addresses the constitution of the ego and the function of narcissism in subjectivation, based on the following Freudian texts: On Narcissism, Mourning and Melancholia, The Uncanny, Beyond the Pleasure Principle, Group Psychology and the Analysis of the Ego, and The Ego and the Id. These writings support the understanding of the ego as an instance traversed by both drive-related and social demands, constituted through the tension between the affirmation of autonomy and the need for recognition and symbolic inscription in the social bond. The second axis examines neoliberal rationality through the formulations of Ludwig von Mises and Friedrich Hayek, who conceive freedom as market self-regulation and deny its intersubjective foundation. Drawing on the contributions of Dardot and Laval, neoliberalism is understood as a rationality that produces subjectivities, instituting the ideal of the subject as an “entrepreneur of the self.” In articulation with psychoanalysis, the research mobilizes André Green’s reformulation of the death drive, understood as a force of psychic disinvestment that intensifies narcissistic withdrawal, isolation, and the dissolution of libidinal bonds. Herbert Marcuse’s critical reading, especially in Eros and Civilization, offers valuable insights into how advanced capitalism absorbs desire and freedom into a logic of domination, neutralizing the transformative potential of subjectivity. The notion of “surplus-repression” is central to understanding the subjective effects of neoliberalism as forms of suffering structured around the promise of freedom. The methodological approach is theoretical and conceptual, based on the critical analysis of foundational texts in psychoanalysis and social theory. This research does not aim to offer conclusive answers or solutions but seeks to open a field of critical reflection on the psychic and sociocultural effects of neoliberal freedom. By returning to the Freudian conception of the subject as divided and constituted through alterity, the study proposes a critique of the absolutization of freedom, reaffirming the urgency of conceiving it as a relational, ethical, and collective project.
Keywords: Liberdade
Freedom
Política
Politics
Subjetividade
Subjectivity
Psicanálise
Psychoanalysis
Neoliberalismo
Neoliberalism
Psicologia
Psychology
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Subject: Psicologia
Narcisismo
Neoliberalismo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Quote: SANTOS, Luciano Henrique Moreira. Neoliberalismo e liberdade: impactos nas tessituras da subjetivação. 2025. 192 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.290
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.290
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46250
Date of defense: 16-Jun-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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