Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46246| ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-0801-9042 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Contação de história na Educação Infantil: Aspectos Didáticos e Metodológico no Desenvolvimento Socioemocional e Cognitivo |
| Título(s) alternativo(s): | Storytelling in early Childhood Education: didactic and methodological aspects in socioemotional and cognitive development |
| Autor(es): | Fernandes, Lara Lucia da Silva |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
| Primeiro membro da banca: | Faria, Tatiane Daby de Fátima |
| Segundo membro da banca: | Santos, Josely Alves dos |
| Resumo: | O presente artigo discute a Contação de História como estratégia pedagógica para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo de crianças de 4 a 5 anos na Educação Infantil. Tem como objetivo desenvolver estudos acerca de estratégias e procedimentos de contação de história que efetivamente podem contribuir para o seu desenvolvimento. A questão norteadora desta pesquisa científica foi: Quais são os aspectos didáticos e metodológicos que os professores precisam adotar para que a contação de histórias possa efetivamente contribuir com o desenvolvimento socioemocional e cognitivo de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos na Educação Infantil? Com uma abordagem qualitativa, elencou-se a pesquisa bibliográfica para dar resposta ao problema estabelecido, tendo como referência, dentre outros, os seguintes autores: Santos e Oliveira (2024); Borges e Rodrigues (2023); Fernandes e Oliveira (2023); Dantas (2019); Prieto, Sampaio e Lima (2018); Mesquita (2021); Bacich e Moran (2017); Brasil (2012); Dalla-Bona, Leal e Vaz (2022); De Lima e Dos Santos Oliveira (2022); Prodanov e Freitas (2013); Santos, Arapiraca e Carvalho (2022); Sousa e Santos (2020); Combinato, Moraes, Bahiense e Dos Reis (2022); DCNs (2012). O estudo realizado, evidenciou que a prática da narrativa oral promove habilidades essenciais como atenção, linguagem, empatia e respeito, além de fortalecer vínculos afetivos entre educadores e crianças. Destaca-se também que a contação de histórias enriquece o processo de ensino-aprendizagem ao estimular a imaginação, a criatividade e a formação de leitores críticos. Conclui-se que, quando planejada de forma intencional e sensível às diversidades culturais e emocionais, essa estratégia pedagógica contribui significativamente para o desenvolvimento integral das crianças e para a qualificação da prática educativa na Educação Infantil. |
| Abstract: | This article discusses storytelling as a pedagogical strategy for the socio-emotional and cognitive development of children aged 4 to 5 in early childhood education. It aims to develop studies on storytelling strategies and procedures that can effectively contribute to their development. The guiding problem of this scientific research was: What are the didactic and methodological aspects that teachers need to adopt so that storytelling can effectively contribute to the socio-emotional and cognitive development of children aged 4 to 5 in Early Childhood Education? Based on a bibliographical investigation from a qualitative perspective, we sought the answer to the established problem using the following authors as a reference, among others: Santos and Oliveira (2024); Borges and Rodrigues (2023); Fernandes and Oliveira (2023); Dantas (2019); Prieto, Sampaio and Lima (2018); Mesquita (2021); Bacich and Moran (2017); Brasil (2012); Dalla-Bona, Leal and Vaz (2022); Dos Lima and Dos Santos Oliveira (2022); Prodanov and Freitas (2013); Santos and Arapiraca (2022); Sousa and Santos (2020); Combinato, Moraes, Bahiense and Dos Reis (2022). The study showed that the practice of oral storytelling promotes essential skills such as attention, language, empathy and respect, as well as strengthening emotional bonds between educators and children. It also highlights that storytelling enriches the teaching-learning process by stimulating imagination, creativity and the formation of critical readers. The conclusion is that, when planned intentionally and with sensitivity to cultural and emotional diversity, this pedagogical strategy contributes significantly to the integral development of children and to the qualification of educational practice in Early Childhood Education. |
| Palavras-chave: | Contação de História Desenvolvimento Socioemocional e Cognitivo Aspecto Didático e Metodológico Educação Infantil |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | FERNANDES, Lara Lucia da Silva. Contação de história na Educação Infantil: Aspectos Didáticos e Metodológico no Desenvolvimento Socioemocional e Cognitivo. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46246 |
| Data de defesa: | 17-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ContaçãoHistóriaEducaçãoInfantil.pdf | TCC | 250.2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
