Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46245
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMinassidis, Marcela Almeida-
dc.date.accessioned2025-06-27T10:09:38Z-
dc.date.available2025-06-27T10:09:38Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationMINASSIDIS, Marcela Almeida. A compostagem como estratégia pedagógica para promover a educação ambiental com crianças do ensino fundamental. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46245-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompostagempt_BR
dc.subjecteducação ambientalpt_BR
dc.subjectprática pedagógicapt_BR
dc.titleA compostagem como estratégia pedagógica para promover a educação ambiental com crianças do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeComposting as a pedagogical strategy to promote environmental education with Elementary School Childrenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aneuzemira Caldeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665029543463744pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682137418664056pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo apresenta uma experiência pedagógica realizada em uma escola da rede privada de Uberlândia-MG, focada na implantação de um projeto de compostagem com estudantes do Ensino Fundamental. Utilizando a observação participante como metodologia, o trabalho descreve como a prática da compostagem foi integrada ao cotidiano escolar, promovendo a Educação Ambiental de forma vivencial e significativa. As atividades envolveram as crianças desde o conhecimento teórico até o manuseio prático das composteiras, fomentando valores como responsabilidade, cooperação e respeito ao meio ambiente. O projeto mostrou-se fundamental para o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica, apontando a escola como espaço formativo para a compreensão e prática sócioambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CompostagemEstratégiaPedagógica.pdfTCC522.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.