Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46245Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Minassidis, Marcela Almeida | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-27T10:09:38Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-27T10:09:38Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | MINASSIDIS, Marcela Almeida. A compostagem como estratégia pedagógica para promover a educação ambiental com crianças do ensino fundamental. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46245 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Compostagem | pt_BR |
| dc.subject | educação ambiental | pt_BR |
| dc.subject | prática pedagógica | pt_BR |
| dc.title | A compostagem como estratégia pedagógica para promover a educação ambiental com crianças do Ensino Fundamental | pt_BR |
| dc.title.alternative | Composting as a pedagogical strategy to promote environmental education with Elementary School Children | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Iara Vieira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9760073640184964 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Aneuzemira Caldeira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4665029543463744 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Menezes, Rodrigo da Silva | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3682137418664056 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O estudo apresenta uma experiência pedagógica realizada em uma escola da rede privada de Uberlândia-MG, focada na implantação de um projeto de compostagem com estudantes do Ensino Fundamental. Utilizando a observação participante como metodologia, o trabalho descreve como a prática da compostagem foi integrada ao cotidiano escolar, promovendo a Educação Ambiental de forma vivencial e significativa. As atividades envolveram as crianças desde o conhecimento teórico até o manuseio prático das composteiras, fomentando valores como responsabilidade, cooperação e respeito ao meio ambiente. O projeto mostrou-se fundamental para o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica, apontando a escola como espaço formativo para a compreensão e prática sócioambiental. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 24 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CompostagemEstratégiaPedagógica.pdf | TCC | 522.1 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
