Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46242
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-2266-6964
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Do Direito à Pedagogia: Ressignificando sonhos e saberes
Autor: Nascimento, Paula Borges
Primer orientador: Quillici Neto, Armindo
Primer miembro de la banca: Quillici Neto, Armindo
Segundo miembro de la banca: Silva, Lilian Calaça da
Resumen: Este memorial apresenta uma reflexão autobiográfica sobre a minha trajetória acadêmica e profissional, marcada por uma transição significativa entre os cursos de Direito e Pedagogia. Por meio de uma escrita sensível e crítica, analiso os fatores que influenciaram minhas escolhas profissionais, com destaque para o papel da escola, da família e da sociedade na construção de expectativas em torno de determinadas carreiras. O texto discute como o prestígio social associado a cursos como Direito pode silenciar vocações genuínas, especialmente quando estas se relacionam à docência e ao cuidado. A partir da minha experiência, evidencio como o curso de Pedagogia representou não apenas uma mudança de área, mas um reencontro com meus valores, minha identidade e meu desejo de promover transformação social por meio da educação. Este trabalho, portanto, é um exercício de ressignificação de caminhos e valorização dos saberes pedagógicos.
Abstract: This memoir presents an autobiographical reflection on my academic and professional journey, marked by a significant transition from Law to Pedagogy. Through a sensitive and critical narrative, I analyze the factors that influenced my professional choices, emphasizing the role of school, family, and society in shaping expectations around certain careers. The text discusses how the social prestige associated with fields like Law can suppress genuine vocations, particularly those related to teaching and care. Drawing from my personal experience, I highlight how enrolling in the Pedagogy program was not just a change in academic path, but a reconnection with my values, identity, and desire to foster social transformation through education. This work is, therefore, an exercise in re-signifying life paths and valuing pedagogical knowledge.
Palabras clave: Trajetória acadêmica
Academic journey
Escolha profissional
Professional choice
Direito
Law
Pedagogia
Pedagogy
Ressignificação
Re-signification
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: NASCIMENTO, Paula Borges. Do Direito à Pedagogia: Ressignificando sonhos e saberes. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46242
Fecha de defensa: 18-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DireitoPedagogiaRessignificando.pdfTCC392.5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons