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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46242| ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-2266-6964 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Do Direito à Pedagogia: Ressignificando sonhos e saberes |
| Author: | Nascimento, Paula Borges |
| First Advisor: | Quillici Neto, Armindo |
| First member of the Committee: | Quillici Neto, Armindo |
| Second member of the Committee: | Silva, Lilian Calaça da |
| Summary: | Este memorial apresenta uma reflexão autobiográfica sobre a minha trajetória acadêmica e profissional, marcada por uma transição significativa entre os cursos de Direito e Pedagogia. Por meio de uma escrita sensível e crítica, analiso os fatores que influenciaram minhas escolhas profissionais, com destaque para o papel da escola, da família e da sociedade na construção de expectativas em torno de determinadas carreiras. O texto discute como o prestígio social associado a cursos como Direito pode silenciar vocações genuínas, especialmente quando estas se relacionam à docência e ao cuidado. A partir da minha experiência, evidencio como o curso de Pedagogia representou não apenas uma mudança de área, mas um reencontro com meus valores, minha identidade e meu desejo de promover transformação social por meio da educação. Este trabalho, portanto, é um exercício de ressignificação de caminhos e valorização dos saberes pedagógicos. |
| Abstract: | This memoir presents an autobiographical reflection on my academic and professional journey, marked by a significant transition from Law to Pedagogy. Through a sensitive and critical narrative, I analyze the factors that influenced my professional choices, emphasizing the role of school, family, and society in shaping expectations around certain careers. The text discusses how the social prestige associated with fields like Law can suppress genuine vocations, particularly those related to teaching and care. Drawing from my personal experience, I highlight how enrolling in the Pedagogy program was not just a change in academic path, but a reconnection with my values, identity, and desire to foster social transformation through education. This work is, therefore, an exercise in re-signifying life paths and valuing pedagogical knowledge. |
| Keywords: | Trajetória acadêmica Academic journey Escolha profissional Professional choice Direito Law Pedagogia Pedagogy Ressignificação Re-signification |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | NASCIMENTO, Paula Borges. Do Direito à Pedagogia: Ressignificando sonhos e saberes. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46242 |
| Date of defense: | 18-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
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