Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46242
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-2266-6964
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Do Direito à Pedagogia: Ressignificando sonhos e saberes
Author: Nascimento, Paula Borges
First Advisor: Quillici Neto, Armindo
First member of the Committee: Quillici Neto, Armindo
Second member of the Committee: Silva, Lilian Calaça da
Summary: Este memorial apresenta uma reflexão autobiográfica sobre a minha trajetória acadêmica e profissional, marcada por uma transição significativa entre os cursos de Direito e Pedagogia. Por meio de uma escrita sensível e crítica, analiso os fatores que influenciaram minhas escolhas profissionais, com destaque para o papel da escola, da família e da sociedade na construção de expectativas em torno de determinadas carreiras. O texto discute como o prestígio social associado a cursos como Direito pode silenciar vocações genuínas, especialmente quando estas se relacionam à docência e ao cuidado. A partir da minha experiência, evidencio como o curso de Pedagogia representou não apenas uma mudança de área, mas um reencontro com meus valores, minha identidade e meu desejo de promover transformação social por meio da educação. Este trabalho, portanto, é um exercício de ressignificação de caminhos e valorização dos saberes pedagógicos.
Abstract: This memoir presents an autobiographical reflection on my academic and professional journey, marked by a significant transition from Law to Pedagogy. Through a sensitive and critical narrative, I analyze the factors that influenced my professional choices, emphasizing the role of school, family, and society in shaping expectations around certain careers. The text discusses how the social prestige associated with fields like Law can suppress genuine vocations, particularly those related to teaching and care. Drawing from my personal experience, I highlight how enrolling in the Pedagogy program was not just a change in academic path, but a reconnection with my values, identity, and desire to foster social transformation through education. This work is, therefore, an exercise in re-signifying life paths and valuing pedagogical knowledge.
Keywords: Trajetória acadêmica
Academic journey
Escolha profissional
Professional choice
Direito
Law
Pedagogia
Pedagogy
Ressignificação
Re-signification
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NASCIMENTO, Paula Borges. Do Direito à Pedagogia: Ressignificando sonhos e saberes. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46242
Date of defense: 18-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DireitoPedagogiaRessignificando.pdfTCC392.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons