Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46227
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Rodrigo Azevedo-
dc.date.accessioned2025-06-25T14:10:45Z-
dc.date.available2025-06-25T14:10:45Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Rodrigo Azevedo.Evasão de professores, sucateamento do ensino público e a desvalorização profissional no Brasil: causas, impactos e soluções. 2025. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46227-
dc.description.abstractThe precariousness of teachers' work and the decay of public schools configure a multifaceted crisis in the Brazilian educational system, with impacts that transcend school walls. Teacher attrition, driven by low salaries, inadequate working conditions, and lack of social recognition, represents a central challenge. This problem is aggravated by the lack of investment in infrastructure and pedagogical resources, compromising the quality of education offered. Professional devaluation, manifested in the lack of career prospects and the increasing pressure on educators, contributes to disinterest in the profession and the consequent scarcity of new talents. Regional inequalities in salary valorization policies and working conditions amplify the crisis, generating disparities in access to quality education in different regions of the country. The influence of neoliberal perspectives on educational policies intensifies precariousness, with the requirement of multiple functions for teachers without adequate support. This logic, combined with the prioritization of measurable results to the detriment of teachers' well-being and continuing education, contributes to professional burnout and career abandonment. The present analysis seeks to explore the causes, impacts, and possible solutions to this problem, considering the complex interaction between structural, economic, and social factors that affect Brazilian public education.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEvasão Docentept_BR
dc.subjectPrecarização do Trabalho Docentept_BR
dc.subjectSucateamento Escolarpt_BR
dc.subjectDesvalorização Profissionalpt_BR
dc.subjectEducação Pública Brasilpt_BR
dc.subjectTeacher Attritionpt_BR
dc.subjectTeacher Work Precaritypt_BR
dc.subjectSchool Infrastructure Neglectpt_BR
dc.subjectTeacher Devaluationpt_BR
dc.subjectBrazilian Public Educationpt_BR
dc.titleEvasão de professores, sucateamento do ensino público e a desvalorização profissional no Brasil: causas, impactos e soluções.pt_BR
dc.title.alternativeTeacher attrition, deterioration of public education, and professional devaluation in Brazil: causes, impacts, and solutions.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1França, Robson Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Laura Maria Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1458698834082325pt_BR
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1339573089973061pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA precarização do trabalho docente e o sucateamento das escolas públicas configuram uma crise multifacetada no sistema educacional brasileiro, com impactos que transcendem os muros escolares. A evasão docente, impulsionada por baixos salários, condições de trabalho inadequadas e falta de reconhecimento social, representa um desafio central. Essa problemática se agrava pela ausência de investimentos em infraestrutura e recursos pedagógicos, comprometendo a qualidade do ensino oferecido. A desvalorização profissional, manifestada na falta de perspectivas de carreira e na crescente pressão sobre os educadores, contribui para o desinteresse pela profissão e a consequente escassez de novos talentos. As desigualdades regionais nas políticas de valorização salarial e nas condições de trabalho amplificam a crise, gerando disparidades no acesso a uma educação de qualidade em diferentes regiões do país. A influência de perspectivas neoliberais nas políticas educacionais intensifica a precarização, com a exigência de múltiplas funções para os docentes sem o devido suporte. Essa lógica, somada à priorização de resultados mensuráveis em detrimento do bem-estar e da formação contínua dos professores, contribui para o esgotamento profissional e o abandono da carreira. A presente análise busca explorar as causas, os impactos e as possíveis soluções para essa problemática, considerando a complexa interação entre fatores estruturais, econômicos e sociais que afetam a educação pública brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode186711125-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EvasãoDeProfessores.pdfTCC385.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons