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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46227| ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-0880-0929 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Evasão de professores, sucateamento do ensino público e a desvalorização profissional no Brasil: causas, impactos e soluções. |
| Alternate title (s): | Teacher attrition, deterioration of public education, and professional devaluation in Brazil: causes, impacts, and solutions. |
| Author: | Santos, Rodrigo Azevedo |
| First Advisor: | França, Robson Luiz |
| First member of the Committee: | Tavares, Laura Maria Medeiros |
| Summary: | A precarização do trabalho docente e o sucateamento das escolas públicas configuram uma crise multifacetada no sistema educacional brasileiro, com impactos que transcendem os muros escolares. A evasão docente, impulsionada por baixos salários, condições de trabalho inadequadas e falta de reconhecimento social, representa um desafio central. Essa problemática se agrava pela ausência de investimentos em infraestrutura e recursos pedagógicos, comprometendo a qualidade do ensino oferecido. A desvalorização profissional, manifestada na falta de perspectivas de carreira e na crescente pressão sobre os educadores, contribui para o desinteresse pela profissão e a consequente escassez de novos talentos. As desigualdades regionais nas políticas de valorização salarial e nas condições de trabalho amplificam a crise, gerando disparidades no acesso a uma educação de qualidade em diferentes regiões do país. A influência de perspectivas neoliberais nas políticas educacionais intensifica a precarização, com a exigência de múltiplas funções para os docentes sem o devido suporte. Essa lógica, somada à priorização de resultados mensuráveis em detrimento do bem-estar e da formação contínua dos professores, contribui para o esgotamento profissional e o abandono da carreira. A presente análise busca explorar as causas, os impactos e as possíveis soluções para essa problemática, considerando a complexa interação entre fatores estruturais, econômicos e sociais que afetam a educação pública brasileira. |
| Abstract: | The precariousness of teachers' work and the decay of public schools configure a multifaceted crisis in the Brazilian educational system, with impacts that transcend school walls. Teacher attrition, driven by low salaries, inadequate working conditions, and lack of social recognition, represents a central challenge. This problem is aggravated by the lack of investment in infrastructure and pedagogical resources, compromising the quality of education offered. Professional devaluation, manifested in the lack of career prospects and the increasing pressure on educators, contributes to disinterest in the profession and the consequent scarcity of new talents. Regional inequalities in salary valorization policies and working conditions amplify the crisis, generating disparities in access to quality education in different regions of the country. The influence of neoliberal perspectives on educational policies intensifies precariousness, with the requirement of multiple functions for teachers without adequate support. This logic, combined with the prioritization of measurable results to the detriment of teachers' well-being and continuing education, contributes to professional burnout and career abandonment. The present analysis seeks to explore the causes, impacts, and possible solutions to this problem, considering the complex interaction between structural, economic, and social factors that affect Brazilian public education. |
| Keywords: | Evasão Docente Precarização do Trabalho Docente Sucateamento Escolar Desvalorização Profissional Educação Pública Brasil Teacher Attrition Teacher Work Precarity School Infrastructure Neglect Teacher Devaluation Brazilian Public Education |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SANTOS, Rodrigo Azevedo.Evasão de professores, sucateamento do ensino público e a desvalorização profissional no Brasil: causas, impactos e soluções. 2025. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46227 |
| Date of defense: | 18-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
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