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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0880-0929
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Evasão de professores, sucateamento do ensino público e a desvalorização profissional no Brasil: causas, impactos e soluções.
Alternate title (s): Teacher attrition, deterioration of public education, and professional devaluation in Brazil: causes, impacts, and solutions.
Author: Santos, Rodrigo Azevedo
First Advisor: França, Robson Luiz
First member of the Committee: Tavares, Laura Maria Medeiros
Summary: A precarização do trabalho docente e o sucateamento das escolas públicas configuram uma crise multifacetada no sistema educacional brasileiro, com impactos que transcendem os muros escolares. A evasão docente, impulsionada por baixos salários, condições de trabalho inadequadas e falta de reconhecimento social, representa um desafio central. Essa problemática se agrava pela ausência de investimentos em infraestrutura e recursos pedagógicos, comprometendo a qualidade do ensino oferecido. A desvalorização profissional, manifestada na falta de perspectivas de carreira e na crescente pressão sobre os educadores, contribui para o desinteresse pela profissão e a consequente escassez de novos talentos. As desigualdades regionais nas políticas de valorização salarial e nas condições de trabalho amplificam a crise, gerando disparidades no acesso a uma educação de qualidade em diferentes regiões do país. A influência de perspectivas neoliberais nas políticas educacionais intensifica a precarização, com a exigência de múltiplas funções para os docentes sem o devido suporte. Essa lógica, somada à priorização de resultados mensuráveis em detrimento do bem-estar e da formação contínua dos professores, contribui para o esgotamento profissional e o abandono da carreira. A presente análise busca explorar as causas, os impactos e as possíveis soluções para essa problemática, considerando a complexa interação entre fatores estruturais, econômicos e sociais que afetam a educação pública brasileira.
Abstract: The precariousness of teachers' work and the decay of public schools configure a multifaceted crisis in the Brazilian educational system, with impacts that transcend school walls. Teacher attrition, driven by low salaries, inadequate working conditions, and lack of social recognition, represents a central challenge. This problem is aggravated by the lack of investment in infrastructure and pedagogical resources, compromising the quality of education offered. Professional devaluation, manifested in the lack of career prospects and the increasing pressure on educators, contributes to disinterest in the profession and the consequent scarcity of new talents. Regional inequalities in salary valorization policies and working conditions amplify the crisis, generating disparities in access to quality education in different regions of the country. The influence of neoliberal perspectives on educational policies intensifies precariousness, with the requirement of multiple functions for teachers without adequate support. This logic, combined with the prioritization of measurable results to the detriment of teachers' well-being and continuing education, contributes to professional burnout and career abandonment. The present analysis seeks to explore the causes, impacts, and possible solutions to this problem, considering the complex interaction between structural, economic, and social factors that affect Brazilian public education.
Keywords: Evasão Docente
Precarização do Trabalho Docente
Sucateamento Escolar
Desvalorização Profissional
Educação Pública Brasil
Teacher Attrition
Teacher Work Precarity
School Infrastructure Neglect
Teacher Devaluation
Brazilian Public Education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Rodrigo Azevedo.Evasão de professores, sucateamento do ensino público e a desvalorização profissional no Brasil: causas, impactos e soluções. 2025. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46227
Date of defense: 18-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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