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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8013-9322
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Uso de modelos 3D de células eucarióticas no ensino inclusivo de biologia celular para deficientes visuais
Alternate title (s): Use of 3D models of eukaryotic cells in the inclusive teaching of cell biology for the visually impaired
Author: Isaias, Francielly Felix da Silva
First Advisor: Ribeiro, Daniele Lisboa
First coorientator: Batista, Fabiana Martins
First member of the Committee: Pirovani, Juliana Castro Monteiro
Second member of the Committee: Oliveira, Cleida Aparecida de
Summary: Estima-se que 6,5 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência visual e uma parte significativa deles abandonam a escola por dificuldades de inclusão educacional. A utilização de impressoras 3D na confecção de modelos didáticos de células eucariontes representa uma inovação tecnológica com grande potencial educativo e inclusivo. Essa tecnologia aspira suprir a carência de recursos didáticos adaptados para indivíduos deficientes visuais, contribuindo para a democratização do acesso ao conhecimento científico. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a eficiência no aprendizado de estudantes com deficiência visual e alunos videntes do Primeiro Ano do Ensino Médio a partir da manipulação de modelos tridimensionais táteis de células eucariontes (animal e vegetal). O estudo foi realizado com dois públicos-alvo: 19 deficientes visuais no Instituto dos Cegos de Uberaba e 20 estudantes do Primeiro Ano do Ensino Médio Regular do IFTM Campus Uberaba. Os dois públicos responderam a um questionário para verificação do conhecimento sobre células e então, foram divididos em dois grupos: Grupo 1- utilizou os modelos 3D e depois recebeu aula expositiva para consolidação do conteúdo; e o Grupo 2- teve a aula expositiva e depois usou os modelos 3D. Após cada intervenção pedagógica, os grupos responderam questionários para avaliarmos a evolução do conhecimento usando os modelos e/ou a aula expositiva. Os resultados mostram que o conhecimento prévio sobre biologia celular era baixo em ambos os públicos, mais notavelmente entre os deficientes visuais. Os questionários mostraram uma evolução do conhecimento após as práticas pedagógicas em ambos os públicos e grupos, independente da sequência pedagógica abordada. Mas o Grupo 1 de deficientes visuais apresentou melhor desempenho nos questionários ao usar os modelos 3D antes da aula expositiva. Já com os discentes videntes do Ensino Médio regular os modelos aplicados após a aula tradicional se mostraram mais assertivo. Esses resultados demonstram a eficácia do uso de modelos 3D para uma melhor compreensão da biologia celular entre os não videntes e videntes, porém de maneiras distintas. Entre os deficientes visuais, o uso dos modelos 3D foi uma importante ferramenta para eles compreenderem espacialmente a célula e então assimilar melhor o conteúdo expositivo posterior. Esses dados destacam a importância da adoção de estratégias de ensino diferentes das tradicionais para uma aprendizagem mais assertiva da biologia celular e fomentar a discussão sobre a importância da inclusão educacional e consequentemente a redução da evasão escolar.
Abstract: It is estimated that 6.5 million Brazilians have some form of visual impairment, and a significant portion of them drop out of school due to difficulties in educational inclusion. The use of 3D printers to create didactic models of eukaryotic cells represents a technological innovation with great educational and inclusive potential. This technology aims to address the lack of adapted didactic resources for visually impaired individuals, contributing to the democratization of access to scientific knowledge. The main objective of this study was to evaluate the learning efficiency of students with visual impairment and sighted students in the first year of high school, through the manipulation of tactile three-dimensional models of eukaryotic cells (animal and vegetal). The study was conducted with two target groups: 19 visually impaired students from the Institute for the Blind of Uberaba and 20 first-year high school students from the IFTM Campus Uberaba. Both groups answered a questionnaire to assess their prior knowledge about cells and were then divided into two groups Group 1 - used the 3D models first and then received a lecture to consolidate the content. Group 2 - Had the lecture first and then used the 3D models. After each pedagogical intervention, the groups answered questionnaires to evaluate knowledge development using the models and/or the lecture. The results indicated that prior knowledge of cell biology was low in both groups of both studied public, especially among the visually impaired students. The questionnaires showed knowledge improvement after the pedagogical practices in both groups, regardless of the teaching sequence applied. However, Group 1 of the visually impaired study performed better in the questionnaires when using the 3D models before the lecture. In contrast, among the sighted high school students, applying the models after the traditional lecture proved to be more effective. These results demonstrate the effectiveness of using 3D models for a better understanding of cell biology among both visually impaired and sighted students, though in different ways. For the visually impaired students, the use of 3D models was a crucial tool for spatially understanding the cell, enabling them to better assimilate the subsequent lecture content. These findings highlight the importance of adopting alternative teaching strategies beyond traditional methods to enhance the learning process in cell biology, promote discussions on the significance of educational inclusion, and consequently reduce school dropout rates.
Keywords: Ensino Médio;
Alunos cegos
Citologia;
Modelos Tridimensionais
Aprendizagem Significativa
Educação Inclusiva
High School
Blind Students
Cytology
Three-Dimensional Models
Meaningful Learning
Inclusive Education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Subject: Biologia
Citologia
Células - Estudo e ensino
Pessoas com deficiência visual
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas
Quote: ISAIAS, Francielly Felix da Silva. Uso de modelos 3D de células eucarióticas no ensino inclusivo de biologia celular para deficientes visuais. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5147.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5147
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46219
Date of defense: 28-Mar-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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