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ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-0398-6198
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Trabalho sazonal: educação e relações sociais no distrito de Celso Bueno em Monte Carmelo-MG (2013-2023)
Título (s) alternativo (s): Seasanal work: education and social relations in the district of Celso Bueno in Monte Carmelo-MG (2013-2023)
Autor: Brasão, Heber Júnio Pereira
Primer orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primer miembro de la banca: Brettas, Anderson Claytom Ferreira
Segundo miembro de la banca: Alves, Suzele Sany Lacerda
Tercer miembro de la banca: Lucena, Carlos Alberto
Cuarto miembro de la banca: Previtali , Fabiane Santana
Resumen: A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia junto à linha de pesquisa, Trabalho, Sociedade e Educação. Em linhas gerais versa sobre o fenômeno migratório em Monte Carmelo em sua dimensão do trabalho sazonal e teve como finalidade compreender de que modo o trabalho sazonal dos familiares de estudantes da Escola Municipal de Celso Bueno e os meandros da sua precarização, interferem no processo educativo de seus filhos. O período contemplado pela pesquisa se estabeleceu entre os anos de 2013 a 2023 em razão da disponibilidade documental e dos dados obtidos na Escola Municipal de Celso Bueno e também na Secretaria de Educação do município de Monte Carmelo. A problemática central da pesquisa consistiu em compreender de que modo o trabalho sazonal em seu contexto de precarização, vulnerabilidade e desigualdade social influem no processo educativo filhos dos migrantes estudantes da Escola Municipal de Celso Bueno. A investigação se desdobrou como pesquisa documental, bibliográfica e empírica com abordagem qualitativa que utilizou questionários e entrevistas para a coleta de dados. Ao longo deste estudo, foram investigados dados relacionados às matrículas, transferências, admissões, remanejamentos, reclassificações e evasão de alunos, os quais, conforme análise mostrou como a transitoriedade desses estudantes, frequentemente associada ao trabalho sazonal e infantil influencia de forma significativa o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho sazonal e o impacto dessa transitoriedade se manifestam gerando um ciclo de descontinuidade e fragilidade nas práticas pedagógicas da instituição. Ao final das reflexões, no cenário carmelitano, ficou aparente a existência de uma história complexa de poder e construção de memórias no município em questão, o que é comum em todo o país. Ao observar a construção da história comemorativa, nota-se a ausência de espaço destinado às ações e construções sociais dos trabalhadores, que viveram nos bairros periféricos, migraram e participaram ativamente do desenvolvimento produzido pelo seu trabalho.
Abstract: This research is part of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia, within the research line “Work, Society, and Education.” It broadly addresses the migratory phenomenon in Monte Carmelo, focusing on the dimension of seasonal labor. The study aimed to understand how the seasonal work performed by the families of students at Celso Bueno Municipal School and the dynamics of its precarization interferes with their children’s educational process. The research covered the period from 2013 to 2023, based on the availability of documents and data provided by both the school and the Municipal Department of Education of Monte Carmelo. The central issue was to understand how seasonal work, in a context marked by precarity, vulnerability, and social inequality, affects the educational process of migrant children enrolled in the school. The investigation was carried out through documentary, bibliographic, and empirical research, with a qualitative approach supported by questionnaires and interviews. Throughout the study, data related to enrollment, transfers, admissions, reassignments, reclassifications, and dropout rates were analyzed. The findings revealed how the transience of these students often associated with seasonal and child labor significantly disrupts the teaching and learning process. This transitory reality generates a cycle of discontinuity and fragility in the school’s pedagogical practices. In the final reflections, the research highlights the existence of a complex history of power and memory construction in the municipality of Monte Carmelo, which mirrors a broader national pattern. In the commemorative historical narrative, there is a notable absence of recognition for the social actions and contributions of workers those who lived in peripheral neighborhoods, migrated, and actively participated in the city’s development through their labor.
Palabras clave: Migração
Migration
Trabalho sazonal
Seasonal Labor
Precarização do Trabalho
Labor Precarity
História Regional/ Memória
Regional History/Memory
Educação do Trabalho
Labor and Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Cita: BRASÃO, Heber Júnio Pereira. Trabalho Sazonal: Educação e relações sociais no Distrito de Celso Bueno em Monte Carmelo - MG (2013-2023) . 2025. 296 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.327.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.327
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46204
Fecha de defensa: 29-may-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

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