Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Isabelle Brito de-
dc.date.accessioned2025-06-23T14:57:57Z-
dc.date.available2025-06-23T14:57:57Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.citationSANTANA, Isabelle Brito de. Espaços em espera: o potencial dos vazios urbanos na cidade de Uberlândia. 2025. 163 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46196-
dc.description.abstractThis work presents an urban intervention proposal based on the analysis of Avenida Rondon Pacheco, located in the city of Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. The study of the area supports the identification of its strengths and weaknesses, aiming to propose a way of designing cities that places pedestrians as the main users of public space. After identifying a series of urban voids in the region, the project advocates for the use of these vacant lots as elements that can enhance the urban environment, while also addressing stormwater drainage issues that frequently cause flooding along the avenue. In this context, the research highlights the historical development of Avenida Rondon Pacheco and its environmental and urban implications over the years, leading to its current condition. The project develops an urban design proposal that acts as an intervention, creating a dialogue between people and the city and re-signifying the urban environment in both social and environmental spheres. The use of these previously isolated spaces creates meaningful pedestrian flow and establishes connections through an existing public viaduct. The results emphasize the importance of designing urban public spaces that prioritize pedestrians and reinforce the natural connections within the city.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVazios Urbanospt_BR
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.subjectCentro Culturalpt_BR
dc.subjectPraçapt_BR
dc.subjectAvenida Rondon Pachecopt_BR
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.subjectInfraestrutura Verde e Azulpt_BR
dc.subjectDrenagem Urbanapt_BR
dc.titleEspaços em espera: o potencial dos vazios urbanos na cidade de Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeSpaces in waiting: the potential of urban voids in the city of Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guerra, Maria Eliza Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8398955976157709pt_BR
dc.contributor.referee1Cocozza, Glauco de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848222126794015pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Juliano Carlos Cecílio Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8506954582121316pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6541933578885332pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho consiste em uma proposta de intervenção urbana, a partir da análise da Avenida Rondon Pacheco na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. O estudo do local servirá de apoio para levantamento de potencialidades e fragilidades a serem desenvolvidas, propondo uma maneira de projetar cidades que tenham o pedestre como usuário protagonista do espaço. Após identificar um conjunto de vazios urbanos na região, o trabalho busca defender o uso desses lotes como potencial agregador ao ambiente urbano, associado a resolução de drenagem das águas pluviais, que causam enchentes constantes na Avenida. Nesse viés, será evidenciado como se consolidou a Avenida Rondon Pacheco, com seus desdobramentos ambientais e urbanos ao longo dos anos até o cenário atual. Assim, o projeto desenvolve um ensaio urbanístico que assume papel de intervenção urbana para criação de um diálogo entre os usuários e a cidade, propondo uma ressignificação do ambiente tanto na esfera social, quanto na ambiental. O uso desses espaços, antes isolados, cria um fluxo importante de pessoas e gera uma conexão através de um viaduto público existente. Os resultados enfatizam a relevância do ato de projetar espaços públicos urbanos que priorizem os pedestres e as conexões naturais da cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration163pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMOpt_BR
dc.orcid.putcode186561895-
Aparece nas coleções:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EspaçosEsperaPotencial.pdf111.56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.