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dc.creatorMartins, Pâmela Cristyne da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-23T13:21:22Z-
dc.date.available2025-06-23T13:21:22Z-
dc.date.issued2025-05-16-
dc.identifier.citationMARTINS, Pâmela Cristyne da Silva. Medições experimentais da esteira de hélices de UAVs. 2025. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46189-
dc.description.abstractUnmanned Aerial Vehicles (UAVs) play a significant role in today’s world: surveillance, package delivery, mapping, and even rescue missions. Therefore, it is necessary to ensure the efficiency of their propellers so that the UAVs can be faster, more stable, and have greater autonomy. The efficiency of propellers is directly linked to the behavior of the flow generated by them, which is responsible for forming vortices in their wake. These vortices can affect not only thrust but also the stability and maneuverability of the UAV. Hence, studying these flow patterns is essential to optimize the performance of these aircraft. This work aims to assemble an experimental test bench to analyze different types of propellers used in UAVs. The velocity profiles of the propeller wakes will be measured using a hot-wire anemometer. The study will employ a constant rotational speed of 4500 rpm in the preliminary phase and 4000 rpm in the final study. In the end, it was possible to conclude that all three tested propellers exhibit the same behavior: a peak in velocity followed by a gradual decrease due to induced drag generated by the wingtip vortices. Furthermore, it was observed how the propeller pitch directly influences the acceleration of the flow.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnemômetro de fio quentept_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectExperimentalpt_BR
dc.subjectUAVpt_BR
dc.subjectVórticespt_BR
dc.titleMedições experimentais da esteira de hélices de UAVspt_BR
dc.title.alternativeExperimental measurements of UAV propeller wakept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.referee1Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7831693644209178pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Higor Luis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2478587933474876pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs VANTs (veículos aéreos não tripulados) possuem grande importância no mundo atual: vigilância, entrega de pacotes, mapeamento e até missões de resgate. Dessa maneira, é preciso garantir a eficiência de suas hélices, de modo que as aeronaves sejam mais rápidas, estáveis e tenham maior autonomia. A eficiência das hélices está diretamente ligada ao comportamento do escoamento gerado por elas, que é responsável por formar os vórtices em sua esteira. Esses vórtices podem afetar não apenas o empuxo, mas também a estabilidade e a manobrabilidade do VANT. Portanto, estudar esses padrões de escoamento é essencial para otimizar o desempenho dessas aeronaves. Este trabalho visa à montagem de uma bancada experimental para analisar diferentes tipos de hélices utilizadas em VANTs. Os perfis de velocidade da esteira das hélices foram medidos com a utilização de um anemômetro de fio quente. O estudo empregou uma velocidade de rotação constante de 4500 rpm na fase preliminar e 4000 rpm no estudo final. No fim foi possível concluir que todas as 3 hélices testadas apresentam o mesmo comportamento: um pico de velocidade e logo em seguida vai perdendo essa velocidade devido o arrasto induzido gerado pelos vórtices de ponta de asa. Além disso foi possível notar como o passo da hélice influencia diretamente na aceleração do escoamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration69pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICApt_BR
dc.orcid.putcode186562381-
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Aeronáutica

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