Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46176
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-3503-5469
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Um estudo teórico da extração supercrítica de lúpulo para aplicação em formulações cosméticas
Autor: Rocha, Franciele Souto da
Primer orientador: Malagoni, Ricardo Amâncio
Primer miembro de la banca: Malagoni, Ricardo Amâncio
Segundo miembro de la banca: Kyriakidis, Yanne Novais
Tercer miembro de la banca: Dias, Warlen Agnelo
Resumen: Nos últimos anos, a crescente demanda por cosméticos naturais e ambientalmente responsáveis tem impulsionado a pesquisa por novos ingredientes ativos de origem vegetal, bem como por tecnologias limpas de extração. Neste contexto, o presente trabalho avaliou a viabilidade do extrato supercrítico de lúpulo (Humulus lupulus) como ativo em formulações cosméticas, com ênfase em sua atividade antimicrobiana. A fundamentação teórica abrangeu as propriedades fitoquímicas do lúpulo, as vantagens da extração com dióxido de carbono (CO₂) em condições supercríticas, uma técnica seletiva, de baixo custo, eficiente e ecologicamente correta para a obtenção desses compostos e a aplicação desses extratos em produtos cosméticos. Como apoio prático à discussão, um estudo de caso foi analisado com foco na aplicação do extrato em desodorantes, avaliando sua eficácia frente a microrganismos típicos da microbiota axilar, como Corynebacterium xerosis e Staphylococcus epidermidis, por meio de testes in vitro e in vivo. A revisão teórica conduzida reforça que os parâmetros operacionais da extração influenciam diretamente a composição do extrato e sua bioatividade. Este trabalho traz também uma reflexão sobre a possibilidade de aproveitamento de partes vegetativas do lúpulo como uso potencial para práticas futuras de economia circular. O trabalho contribui, assim, para o avanço de formulações cosméticas, tendo como base matérias-primas naturais. Espera-se que este estudo ofereça uma compreensão abrangente das técnicas de extração supercrítica de dióxido de carbono para o lúpulo, destacando o potencial desses extratos na formulação de produtos que atendam ao consumidor contemporâneo.
Palabras clave: Lúpulo
Extração supercrítica
Compostos bioativos
Cosméticos
Sustentabilidade
Hops
Supercritical extraction
Bioactive compounds
Cosmetics
Sustainability
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ROCHA, Franciele Souto da. UM ESTUDO TEÓRICO DA EXTRAÇÃO SUPERCRÍTICA DE LÚPULO PARA APLICAÇÃO EM FORMULAÇÕES COSMÉTICAS. 2025, 49fl. Trabalho de Conclusão de Curso (apresentado Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46176
Fecha de defensa: 12-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoTeoricoExtração.pdf1.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.