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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46162
ORCID: | ![]() |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Representações sociais sobre protagonismo estudantil na práxis de professores(as) de ciências da natureza e suas tecnologias |
Alternate title (s): | Social representations of student protagonism in the practice of natural sciences and technologies teachers |
Author: | Borges, Juliana Rosa Alves |
First Advisor: | Ustra, Sandro Rogério Vargas |
First member of the Committee: | Zanolla, Jaime José |
Second member of the Committee: | Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta |
Third member of the Committee: | Silva, Fernanda Duarte Araújo |
Fourth member of the Committee: | Rigue, Fernanda Monteiro |
Summary: | Neste estudo defendemos o protagonismo estudantil como forma de superação às imposições do sistema neoliberal. A priori pode parecer contraditório, já que o termo tem origem nos textos produzidos por organismos internacionais. Porém, nossa resistência se manifesta na busca de novos sentidos teóricos e práticos; oportunos na semeadura de um projeto pedagógico de caráter participativo (desde a elaboração até a avaliação dos resultados); bem como no resgate da docência também cativa e esvaziada de sua essência. Acreditamos em um protagonismo que proporcione emancipação juvenil e não a limitação a questões de ordem financeira ou social. O problema que nos motivou relaciona-se à falta de autonomia de professores(as) e estudantes no processo educativo. O objetivo geral da pesquisa é identificar e analisar as representações sociais (RS) de professores(as) da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) sobre o protagonismo do(a) estudante, desafios e possibilidades para seu desenvolvimento e as principais implicações em suas práticas pedagógicas. A metodologia é de natureza qualitativa, com delineamento de pesquisa participante. Os dados foram construídos por intermédio de um questionário que compõe o diagnóstico inicial e a organização de um grupo focal para aprofundamento das investigações. Utilizamos o diário da prática pedagógica (DPP) como fonte de dados e guia para as investigações. As análises ocorreram com o auxílio da Teoria das Representações Sociais (TRS) e da Análise de Conteúdo (AC), visto que ambas se dedicam ao estudo dos processos de comunicação apresentando completividade e contribuindo para a consistência dos produtos. A triangulação dos dados permitiu apreensão da realidade sob diferentes ângulos. Reconhecemos o caráter interdisciplinar do protagonismo e inferimos que este é um dos aspectos dificultadores do seu desenvolvimento, pois se relaciona a inexistência de um trabalho capaz de contemplar esta perspectiva. Ressaltamos a importância das micropolíticas na constituição de espaços reais para a construção de projetos pedagógicos coletivos e interdisciplinares dentro da escola. Percebemos que o protagonismo estudantil sofre atenuações e na docência, de forma implícita, ele é censurado. O(a) professor(a) “eficiente” para o sistema de ensino cumpre as solicitações da SEE/MG, executa os planos estabelecidos e transmite os conhecimentos necessários para que os(as) alunos(as) consigam êxito nas avaliações externas. As RS conduzem a práxis dos(as) professores(as), logo ganham materialidade. Embora haja a constatação de resistência dos(as) participantes, concluímos que suas RS sobre protagonismo estudantil não se distanciaram dos parâmetros estabelecidos pela BNCC. As interações no campo de estudo proporcionaram a identificação de diferentes níveis de protagonismo na práxis pedagógica: os mais recorrentes são os protagonismos frequente e surpreendente, e os eventuais são os protagonismos insistente e transcendente. O protagonismo estudantil sofre influência de diversos fatores, no entanto, enxergamos a possibilidade de aumentar sua frequência e elevar progressivamente seu nível tendo como suporte a ação conjunta dos(as) professores(as), cujas forças também produzem realidades e desejos. Esperançamos que o tripé RS, práxis e currículo possa contribuir para o desenvolvimento do protagonismo transcendente no processo de ensino-aprendizagem. Nossos resultados são uteis a outros(as) professores(as) da Educação Básica que se encontram em contextos semelhantes para subsidiar reflexões com vistas ao aprimoramento de suas práxis pedagógicas. Ademais, estudos deste timbre favorecem a formação permanente de professores(as) da área de CNT. |
Abstract: | In this study, we uphold student protagonism as a way to overcome the impositions of the neoliberal system. At first, it may seem contradictory since the term originates from texts produced by international organizations. However, our resistance manifests itself in the search for new theoretical and practical meanings; prompt in the sowing of a pedagogical project of a participatory nature (from the elaboration to the evaluation of results); as well as in the rescue of teaching also captivating and emptied of its essence. We believe in a protagonism that provides youth emancipation and not limitation to financial or social issues. The problem that motivated us is related to the lack of autonomy of teachers and students in the educational process. The general objective of the research is to identify and analyze the social representations (SR) of teachers in the area of Natural Sciences and their Technologies (CNT) about student protagonism, challenges for their development and the main implications for their pedagogical practices. The methodology is qualitative in nature, with a participatory research design. Data were collected through the development of a questionnaire that comprised the initial diagnosis and the organization of a focus group for in-depth investigations. We used the pedagogical practice diary (DPP) as a data source and guide for the investigations. The analyses were carried out with the help of the Theory of Social Representations (TRS) and Content Analysis (CA), since both are dedicated to the study of communication processes, presenting completeness and contributing to the consistency of the products. The triangulation of the data allowed us to understand the reality from different angles. We recognize the interdisciplinary nature of protagonism and infer that this is one of the aspects that hinders its development, since it is related to the lack of work that contemplates this perspective. We emphasize the importance of micropolicies in the constitution of real spaces for the construction of collective and interdisciplinary pedagogical projects within the school. We perceive that student protagonism suffers devitalization and in teaching, implicitly, it is censored. The “efficient” teacher complies with the requests of the SEE/MG, executes the established plans and transmits the necessary knowledge for students to succeed in external assessments. The SRs guide the teachers' praxis and therefore gain materiality. Although there was resistance on the part of the participants, we concluded that their SRs on student protagonism did not stray from the parameters established by the BNCC. The interactions in the field of study allowed us to identify different levels of protagonism in teaching praxis. Namely, the most recurrent ones are frequent and surprising protagonism, and the occasional ones are insistent and transcendent protagonism. We hope that the tripod of SR, praxis and curriculum can contribute to the development of ultimate protagonism in the teaching and learning process. Our results are useful to other Basic Education teachers who find themselves in similar contexts to support reflections aimed at improving their pedagogical praxis. Furthermore, studies of this nature favor the ongoing training of teachers in the area of CNT. |
Keywords: | Protagonismo estudantil Student protagonism Práxis pedagógica Pedagogical praxis Representações sociais Social representations Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Teaching natural sciences and their technologies Currículo Curriculum |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::OUTROS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Subject: | Educação Práxis e docência universitária Representações sociais |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | BORGES, Juliana Rosa Alves. Representações sociais sobre protagonismo estudantil na práxis de professores(as) de ciências da natureza e suas tecnologias. 2025. 310 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.20 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.20 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46162 |
Date of defense: | 21-Feb-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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