Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46159
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-1812-1067
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A invernosa dissolução da existência em Gastão Cruz
Author: Silva, Sara Andressa de Oliveira
First Advisor: Denubila, Rodrigo Valverde
First member of the Committee: Toledo, Luis Felipe Machado
Second member of the Committee: Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes
Summary: A presente monografia investiga a concepção de inverno como um mecanismo de meditação lírica qualificadora de Gastão Cruz, em sua última obra, intitulada Existência (2017). Considerando que os caminhos da construção poética do autor se apresentam sutilmente, esta análise parte da hipótese de que as estações do ano simbolizariam os estágios da vida poetizados ao longo da obra. Assim, a passagem do tempo é retratada desde a plenitude da infância até o esplendor da idade adulta, transitando pelo outono da velhice e culminando no inverno da morte. Este último, em particular, sendo a estação que metaforiza o término da vida. O objetivo principal da pesquisa é analisar como, nos poemas selecionados, a simbologia do inverno articula temas existenciais, tais como a transitoriedade da vida e o esvaziamento do ser. Como objetivos específicos, propõe-se: investigar a poética da obra estudada; interpretar a imagem do inverno enquanto signo da decadência e da morte; e examinar como o envelhecimento e a iminência do fim se manifestam na linguagem poética. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, de cunho bibliográfico e interpretativo, orientada pelos fundamentos da fenomenologia hermenêutica. A base teórica assenta-se principalmente na filosofia existencial de Martin Heidegger, especialmente nos conceitos de ser-aí, ser-para-a-morte e linguagem como morada do ser, bem como no pensamento de María Zambrano (2021), cuja reflexão sobre a confluência entre poesia e filosofia ilumina a natureza meditativa do texto lírico. Também são fundamentais os estudos de Amanda Damasceno Rodrigues (2019), Arnaldo Saraiva (2002), Fernando J. B. Martinho (2002) e Jorge Fernandes da Silveira (1984), que contribuem para a contextualização da Poesia 61 e da trajetória de Gastão Cruz. A interdisciplinaridade se justifica pela necessidade de articular crítica literária e filosofia, ampliando a compreensão da linguagem poética como espaço de revelação ontológica. Assim, o inverno, na lírica de Gastão Cruz, transforma-se em metáfora da condição humana: um tempo de retraimento, esvaziamento e contemplação da própria finitude.
Abstract: This monograph investigates the conception of winter as a lyrical meditation mechanism qualifying Gastão Cruz, in his last work, entitled "Existência" (2017). Considering that the paths of the author's poetic construction present themselves subtly, this analysis starts from the hypothesis that the seasons of the year would symbolize the stages of life poeticized throughout the work. Therefore, the passage of time is portrayed from the fullness of childhood to the splendor of adulthood, passing through the autumn of old age and culminating in the winter of death. This last one, in particular, being the season that metaphorizes the end of life. The main objective of the research is to analyze how, in the selected poems, the symbolism of winter articulates existential themes, such as the transience of life and the emptying of being. As specific objectives, it is proposed: to investigate the poetics of the studied work; to interpret the image of winter as a sign of decay and death; and to examine how aging and the imminence of the end manifest themselves in poetic language. The methodological approach adopted is qualitative, of bibliographical and interpretive nature, guided by the fundamentals of hermeneutic phenomenology. The theoretical basis is mainly based on the existential philosophy of Martin Heidegger, especially in the concepts of being-there, being-towards-death and language as the dwelling of being, as well as on the thought of María Zambrano (2021), whose reflection on the confluence between poetry and philosophy illuminates the meditative nature of the lyrical text. The studies of Amanda Damasceno Rodrigues (2019), Arnaldo Saraiva (2002), Fernando J. B. Martinho (2002) and Jorge Fernandes da Silveira (1984) are also fundamental, which contribute to the contextualization of Poesia 61 and the trajectory of Gastão Cruz. The interdisciplinarity is justified by the need to articulate literary criticism and philosophy, expanding the understanding of poetic language as a space of ontological revelation. Thus, winter, in the lyric of Gastão Cruz, transforms itself into a metaphor of the human condition: a time of retraction, emptying and contemplation of one's own finitude.
Keywords: Poesia
Filosofia
Inverno
Existência
Morte
Poetry
Philosophy
Winter
Existence
Death
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Sara Andressa de Oliveira. A invernosa dissolução da existência em Gastão Cruz. 2025. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46159
Date of defense: 12-May-2025
Appears in Collections:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InvernosaDissoluçãoExistência.pdfTCC479.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons