Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46148
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8270-1764
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Corpos dissidentes na escola básica: uma investigação em linguística aplicada, a partir do dialogismo, dos multiletramentos e do letramento crítico
Alternate title (s): Dissident bodies in elementary school: an investigation in applied linguistics, based on dialogism, multiletrates and critical literacy
Author: Santos, Thais Nunes Xavier
First Advisor: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
First member of the Committee: França, Thyago Madeira
Second member of the Committee: Silva, Wagner Rodrigues
Third member of the Committee: Ribas, Fernanda Costa
Fourth member of the Committee: Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva
Summary: Esta pesquisa de doutorado, fundamentada no dialogismo de Bakhtin, apresenta um trabalho com gêneros do discurso, pautado nos Multiletramentos e no Letramento Crítico, possibilitando a inserção do sujeito-aluno no existir-evento do mundo e da vida, por meio de seu posicionamento crítico enquanto sujeito historicamente situado. Como professora de língua portuguesa da educação básica, encontrei motivação para investigar uma de minhas turmas quando presenciei, diariamente, situações de preconceito, relacionadas aos corpos dos adolescentes. Trata-se de aspectos que causam estranhamento, elencados pelas dissidências: corpos normais, corpos gordos e corpos femininos. Embasada nos preceitos da Linguística Aplicada, considero a tomada de posição do sujeito-aluno em seu contexto específico de produção, interagindo com seus colegas, professores, seu imaginário de sala de aula, o que se pode ou não dizer, suas ações e reações diante dos discursos do outro e do seu próprio. Apresento uma proposta didática que visa o desenvolvimento da criticidade do sujeito-aluno e seu papel como agente transformador da realidade, por meio da problematização de discursos sobre os Corpos Dissidentes elencados a partir da seleção de textos variados sobre as categorias de dissidências percebidas no ambiente escolar para leitura e rodas de conversa e, posterior análise das interações. Desse modo, pautada nos autores Bakhtin (2015); Monte Mór (2017); Menezes de Sousa (2011); Cope e Kalantizis (2012); Mendonça (2016); Oliveira (2006); Janks (2018) Street (2006); Rojo (2012); Tagata (2016); Oliveira e Szundy (2014); Misckolci (2006), Dantas (2020); Kleinan (2013); Rajagopalan (2007), e outros, proponho como objetivo geral deste trabalho: investigar e refletir sobre como Corpos Dissidentes – corpos gordos e corpos femininos - são significados pelos estudantes, dentro do ambiente escolar, a partir de práticas discursivas e de letramentos. Esta investigação aconteceu por meio da implementação de uma proposta didática, pautada nos estudos dos Multiletramentos e do Letramento Crítico, em sala de aula, a partir da temática Corpos Dissidentes, com base em gêneros discursivos. A partir da implementação da proposta didática, buscamos como objetivos específicos: i) promover e incentivar espaços de discussões sobre Corpos Dissidentes, através da multissemiose presente em gêneros discursivos, por meio de formas de produção/recepção/transformação de textos pelos adolescentes participantes da pesquisa; ii) averiguar nas interações discursivas (momentos de falas, de escutas e de silêncios) nas rodas de conversa e nas produções escritas dos estudantes, as tomadas de posição acerca de discursos produzidos nas práticas de letramento sobre os Corpos Dissidentes; iii) verificar e analisar qual é o lugar dos Corpos Dissidentes dentro do espaço escolar, observando a agência e a apropriação criativa e ativa de linguagens pelos sujeitos em suas produções escritas e interações verbais. Proponho-me a trabalhar sob a perspectiva da Linguística Aplicada, considerando a linguagem como campo material de luta política e constituição dos sujeitos em sua historicidade, em que se manifestam as injustiças sociais em diferentes momentos da história e em que são travadas as constantes lutas e conflitos ideológicos. Assim, busco agir sob a percepção da consciência crítica, interpretando a linguagem como forma de reivindicar e agir politicamente. Apresento como resultado desta pesquisa, a constatação de que diante das tomadas de posição dos adolescentes acerca dos Corpos Dissidentes em prática discursivas dentro da sala de aula, predominam os discursos que incitam o ódio e a intolerância, a saber: discurso gordofóbico, discurso machista, discurso misógino, discurso neoliberal. Isso significa que os Corpos Dissidentes são posicionados em lugar de inferioridade e sofrimento por meio das mais diversas formas de violência. Além disso, as tomadas de posição dos sujeitos indicam a interdição do discurso a depender do contexto de produção, e a recorrência de momentos de silêncio, sugerindo a incompletude dos sujeitos nas relações com o outro e com o discurso.
Abstract: This doctoral research, based on Bakhtin's dialogism, presents work with discourse genres, based on Multiliteracies and Critical Literacy, enabling the insertion of the subject-student into the existence-event of the world and life, through their critical positioning as a historically situated subject. As a Portuguese language teacher in basic education, I found motivation to investigate one of my classes when I witnessed, on a daily basis, situations of prejudice related to teenagers' bodies. These are aspects that cause strangeness, listed by the dissent: normal bodies, fat bodies and female bodies. Based on the precepts of Applied Linguistics, I consider the position of the subject- student in their specific context of production, interacting with their colleagues, teachers, their classroom imagination, what they can or cannot say, their actions and reactions to the speeches of others and their own. I present a didactic proposal that aims to develop the criticality of the subject-student and his role as an agent transforming reality, through the problematization of discourses on Dissident Bodies listed from the selection of varied texts on the categories of dissent perceived in the school environment for reading and conversation circles and subsequent analysis of interactions. Thus, based on the authors Bakhtin (2015); Monte Mór (2017); Menezes de Sousa (2011); Cope and Kalantizis (2012); Mendonça (2016); Oliveira (2006); Janks (2018) Street (2006); Red (2012); Tagata (2016); Oliveira and Szundy (2014); Misckolci (2006), Dantas (2020); Kleinan (2013); Rajagopalan (2007), and others, I propose the general objective of this work: to investigate and reflect on how Dissident Bodies – fat bodies and female bodies – are signified by students, within the school environment, based on discursive and literacy practices. This investigation took place through the implementation of a didactic proposal, based on the studies of Multiliteracies and Critical Literacy, in the classroom, based on the theme Dissident Bodies, based on discursive genres. From the implementation of the didactic proposal, we seek the following specific objectives: i) promote and encourage spaces for discussions about Dissident Bodies, through the multisemiosis present in discursive genres, through forms of production/reception/transformation of texts by adolescents participating in the research; ii) investigate in verbal interactions (moments of speaking, listening and silence) in conversation circles and in students' written productions, the positions taken regarding discourses produced in literacy practices about Dissident Bodies; iii) verify and analyze the place of Dissident Bodies within the school space, observing the agency and creative and active appropriation of languages by subjects in their written productions and verbal interactions. I propose to work from the perspective of Applied Linguistics, considering language as a material field of political struggle and constitution of subjects in their historicity, where social injustices are manifested at different moments in history and where constant struggles and ideological conflicts are fought. Thus, I seek to act under the perception of critical consciousness, interpreting language as a way of claiming and acting politically. As a result of this research, I present the finding that, given the adolescents' positions on Dissident Bodies in discursive practices within the classroom, discourses that incite hatred and intolerance predominate, namely: fat-phobic discourse, sexist discourse, misogynistic discourse, neoliberal discourse. This means that Dissident Bodies are positioned in a place of inferiority and suffering through the most diverse forms of violence. Furthermore, the positions taken by individuals indicate the interdiction of discourse depending on the context of production, along with the recurrence of moments of silence, suggesting the incompleteness of individuals in their relationships with each other and with the discourse.
Keywords: Corpos Dissidentes
Linguística Aplicada
Letramento Crítico
Gêneros Discursivos
Dissident Bodies
Applied Linguistics
Critical Literacy
Discursive Genres
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguística Aplicada
Educação Básica
Dialogismo - Análise Literária
Letramento
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: SANTOS, Thais Nunes Xavier dos. Corpos dissidentes na escola básica: uma investigação em linguística aplicada, a partir do dialogismo, dos multiletramentos e do letramento crítico. 2024. 286 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393 /ufu.te.2025.5507.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5507
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46148
Date of defense: 18-Dec-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Appears in Collections:TESE - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CorposDissidentesEscola.pdf9.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons