Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRezende, Brenda-
dc.date.accessioned2025-06-13T17:55:34Z-
dc.date.available2025-06-13T17:55:34Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.citationREZENDE, Brenda. Estratégias de inovação como vantagem competitiva: o caso da Ambev S.A. Trabalho do Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46140-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectAmbevpt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectSetor de bebidapt_BR
dc.titleEstratégias de inovação como vantagem competitiva: O caso da Ambev S.A.pt_BR
dc.title.alternativeInnovation strategies as a competitive advantage: The case of Ambev S.A.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Avellar, Ana Paula de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee1Loural, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Aderbal-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como as estratégias de inovação podem ser utilizadas como vantagem competitiva em mercados consolidados, com foco no setor de bebidas e no estudo de caso da empresa Ambev S.A. A pesquisa, de natureza qualitativa e explicativa, adota os métodos hipotético-dedutivo e histórico para examinar o período de 2008 a 2021. A partir da literatura teórica sobre inovação e das bases de dados da PINTEC e da própria empresa, foram analisadas as inovações de produto, processo e organizacionais implementadas pela Ambev. O estudo mostra que a empresa adota uma abordagem integrada de inovação, com destaque para plataformas digitais como BEES e Zé Delivery, além do fortalecimento do portfólio com marcas artesanais e bebidas não alcoólicas. Além disso, a pesquisa evidencia a importância do investimento contínuo em P&D, da modernização de processos e da cooperação com fornecedores. Conclui-se, assim, que a inovação tem papel central na manutenção da liderança da Ambev em um setor altamente competitivo, sendo um motor essencial para sua adaptabilidade e crescimento sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstratégiasInovaçãoVantagem.pdf575.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.