Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46125
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Crítica à BNCC e suas implicações político-pedagógicas e ideológicas na práxis da Educação Física da Rede Pública Municipal de Ensino de Uberlândia, Minas Gerais. |
Título (s) alternativo (s): | Criticism of the BNCC and its political-pedagogical and ideological implications in the praxis of Physical Education of the Municipal Public Education Network of Uberlândia, Minas Gerais. |
Autor: | Santos, Alexandre Fonseca |
Primer orientador: | Palafox, Gabriel Humberto Muñoz |
Primer miembro de la banca: | Novais, Gercina Santana |
Segundo miembro de la banca: | Rodrigues, Anegleyce Teodoro |
Tercer miembro de la banca: | Melo, Geovana Ferreira |
Cuarto miembro de la banca: | Borges, Maria Célia |
Resumen: | A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da linha Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Problematizou o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto da práxis da Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, Minas Gerais (RME/UDI/MG) com recorte temporal do período 2018-2022. O objetivo central da pesquisa foi analisar, na visão de gestores e docentes, quais os limites, as contradições e as possibilidades de implementação da BNCC, bem como as implicações político-pedagógicas e ideológicas na práxis da Educação Física do Ensino Fundamental da rede municipal de Uberlândia-MG. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, retrospectivo, prospectivo, descritivo e analítico. Os dados foram obtidos por meio do estudo documental, além de questionários online respondidos por gestores escolares e professores de educação física que atuam na RME/UDI/MG. A análise indica que o discurso oficial propalado sobre a BNCC é indicador de avanços para a estrutura e funcionamento da educação básica. No entanto, esse discurso escamoteia a vinculação direta dessa política pública a fundamentos político-pedagógicos de gestão identificados com interesses mercadológicos que não garantem, em essência, a valorização da educação pública, do magistério básico e a formação cidadã tal como preconizado na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. |
Abstract: | The research was developed within the scope of the State, Policies and Management in Education line of the Postgraduate Program in Education (PPGED) at the Federal University of Uberlândia (UFU). It problematized the implementation process of the National Common Curricular Base (BNCC) in the context of the Physical Education praxis of the Municipal Education Network of Uberlândia, Minas Gerais (RME/UDI/MG) with a time frame of the period 2018-2022. The central objective of the research was to analyze, from the perspective of managers and teachers, what are the limits, contradictions and possibilities of implementing the BNCC, as well as the political-pedagogical and ideological implications in the practice of Physical Education in Elementary School in the municipal network of Uberlândia-MG. This is a qualitative, retrospective, prospective, descriptive and analytical study. The data were obtained through documentary study, in addition to online questionnaires answered by school managers and physical education teachers who work at RME/UDI/MG. The analysis indicates that the official discourse spread about the BNCC is an indicator of advances in the structure and functioning of basic education. However, this discourse conceals the direct link of this public policy to the political-pedagogical foundations of management identified with market interests that do not guarantee, in essence, the valorization of public education, basic teaching and citizenship training as recommended in the Federal Constitution and in the National Education Guidelines and Bases Law. |
Palabras clave: | Políticas Educacionais BNCC Gestores Currículo Educação Profissionais docentes Educational policies Curriculum Teaching professionals Managers |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | SANTOS, Alexandre Fonseca. Crítica à BNCC e suas implicações político-pedagógicas e ideológicas na práxis da Educação Física da Rede Pública Municipal de Ensino de Uberlândia, Minas Gerais. 2024, 191fl. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/1014393/ufu.te.2024.5035 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5035 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46125 |
Fecha de defensa: | 22-feb-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CríticaBNCCimplicações.pdf | 6.94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.