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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46113| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Desenvolvimento linguístico e discursivo na surdocegueira congênita: impactos, desafios e possibilidades |
| Título (s) alternativo (s): | Linguistic and discoursive development in congenital deafblindness: impacts, challenges, and possibilities |
| Autor: | Paulo, Emilly Karoliny Matos de |
| Primer orientador: | Oliveira, José Carlos de |
| Primer miembro de la banca: | Farias, Sandra Samara Pires |
| Segundo miembro de la banca: | Farnese, Diogo Henrique |
| Resumen: | Esta pesquisa investiga o impacto da surdocegueira no desenvolvimento linguístico e discursivo de surdocegos pré-linguísticos. Parte-se da hipótese de que a ausência simultânea da visão e da audição, desde o nascimento ou primeira infância, compromete a constituição da comunicação e a formação discursiva e linguística. Com base nesse pressuposto, delineou-se um percurso dividido em três eixos: (a) trajetória, conceituação e características da surdocegueira; (b) modalidades de comunicação utilizadas por pessoas surdocegas; e (c) análise dos efeitos dessa condição no desenvolvimento linguístico-discursivo, considerando os aportes de autores como Almeida (2008), Maia (2004; 2010; 2017), Ikonomidis (2009; 2010;2017; 2019), Vygotsky (1987; 1989), Jakobson (2008) e Bronckart (2006). A pesquisa adota abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e interpretativa (Lösch; Rambo; Ferreira, 2023), ancorando-se na Linguística, na Psicologia Histórico-Cultural e na Teoria da Comunicação. A fundamentação teórica evidencia que a linguagem atua como mediadora essencial no desenvolvimento das funções psicológicas, sendo a ausência precoce de uma língua partilhada um fator impactante para o pensamento simbólico e para a constituição do discurso. Observa-se que, embora a surdocegueira imponha desafios à comunicação, práticas mediadoras específicas e sensíveis podem possibilitar a construção de sistemas linguísticos alternativos, viabilizando trajetórias singulares de desenvolvimento. A interdisciplinaridade entre Linguística e Educação mostra-se imprescindível para compreender as abordagens comunicativas desse público, valorizando práticas multimodais e interativas. Desse modo, a presente monografia buscou contribuir para o debate acadêmico ao ampliar a compreensão sobre as implicações da surdocegueira congênita no campo da linguagem, e destaca a necessidade de políticas públicas, formação docente especializada e práticas educacionais que assegurem o direito à comunicação, ao discurso e à construção da identidade desses sujeitos. |
| Abstract: | This research investigates the impact of deafblindness on the linguistic and discursive development of pre-linguistic deafblind people. It is based on the hypothesis that the simultaneous absence of sight and hearing, from birth or early childhood, compromises the constitution of communication and discursive and linguistic formation. Based on this assumption, the study is divided into three strands: (a) trajectory, conceptualization and characteristics of deafblindness; (b) communication modalities used by deafblind people; and (c) analysis of the effects of this condition on linguistic-discursive development, considering the contributions of authors such as Almeida (2008), Maia (2004; 2010; 2017), Ikonomidis (2009; 2010;2017; 2019), Vygotsky (1987; 1989), Jakobson (2008) and Bronckart (2006). The research adopts a qualitative, bibliographical and interpretative approach (Lösch; Rambo; Ferreira, 2023), anchored in Linguistics, Historical-Cultural Psychology and Communication Theory. The theoretical basis shows that language acts as an essential mediator in the development of psychological functions, and the early absence of a shared language is an impacting factor on symbolic thought and the constitution of discourse. It can be seen that, although deafblindness poses challenges to communication, specific and sensitive mediating practices can enable the construction of alternative language systems, enabling unique development paths. The interdisciplinary approach between Linguistics and Education is essential to understanding the communicative approaches of this audience, valuing multimodal and interactive practices. In this way, this monograph sought to contribute to the academic debate by broadening the understanding of the implications of congenital deafblindness in the field of language, and highlights the need for public policies, specialized teacher training and educational practices that ensure the right to communication, discourse and the construction of the identity of these subjects. |
| Palabras clave: | Surdocegueira Deafblindness Pré-linguística Pre-linguistic Linguagem Language Comunicação Communication |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | PAULO, Emilly Karoliny Matos de. Desenvolvimento linguístico e discursivo na surdocegueira congênita: impactos, desafios e possibilidades. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com domínio em Libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46113 |
| Fecha de defensa: | 13-may-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras |
Ficheros en este ítem:
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| DesenvolvimentoLinguísticoDiscursivo.pdf | TCC | 428.79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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