Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFigueredo, Andréia Silva-
dc.date.accessioned2025-06-11T13:41:56Z-
dc.date.available2025-06-11T13:41:56Z-
dc.date.issued2025-05-14-
dc.identifier.citationFIGUEREDO, Andréia Silva. Um retrato sobre o ensino de matemática em escolas do campo. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46108-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEncontro Nacional de Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectNational Meeting on Mathematics Educationpt_BR
dc.titleUm retrato sobre o ensino de matemática em escolas do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Douglas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Giselle Moraes Resende-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0155299909204810pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3741570460138687pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender o que discutem as pesquisas cujo foco de estudo são os estudantes camponeses. Para isso, analisamos os trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM). A pesquisa, de abordagem qualitativa, consistiu em um levantamento e categorização de textos disponíveis nos anais desses encontros, que tratam sobre a Educação Matemática na escola do campo. A metodologia adotada é inspirada na Análise de Conteúdo. Destacamos como unidade de análise os seguintes pontos: (i) objetivos e problemas das pesquisas; (ii) unidades temáticas; (iii) metodologias; e, (iv) formação de professores. Após esses estudos, pode-se concluir que, apesar da escassez de trabalhos na área, compreendemos que a educação é instrumento de poder e transformação e que a batalha “Por uma Educação do Campo” é uma reivindicação histórica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que luta pela terra e defende o direito de acesso a uma educação de qualidade, que valorize a cultura do campo e promova autonomia dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode185841427-
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RetratoSobreEnsino.pdf2.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.