Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46108Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Figueredo, Andréia Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-11T13:41:56Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-11T13:41:56Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
| dc.identifier.citation | FIGUEREDO, Andréia Silva. Um retrato sobre o ensino de matemática em escolas do campo. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46108 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
| dc.subject | Encontro Nacional de Educação Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Mathematics Education | pt_BR |
| dc.subject | Rural Education | pt_BR |
| dc.subject | National Meeting on Mathematics Education | pt_BR |
| dc.title | Um retrato sobre o ensino de matemática em escolas do campo | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Marin, Douglas | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6734500640303971 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6136763314010047 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pereira, Giselle Moraes Resende | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0155299909204810 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3741570460138687 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo compreender o que discutem as pesquisas cujo foco de estudo são os estudantes camponeses. Para isso, analisamos os trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM). A pesquisa, de abordagem qualitativa, consistiu em um levantamento e categorização de textos disponíveis nos anais desses encontros, que tratam sobre a Educação Matemática na escola do campo. A metodologia adotada é inspirada na Análise de Conteúdo. Destacamos como unidade de análise os seguintes pontos: (i) objetivos e problemas das pesquisas; (ii) unidades temáticas; (iii) metodologias; e, (iv) formação de professores. Após esses estudos, pode-se concluir que, apesar da escassez de trabalhos na área, compreendemos que a educação é instrumento de poder e transformação e que a batalha “Por uma Educação do Campo” é uma reivindicação histórica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que luta pela terra e defende o direito de acesso a uma educação de qualidade, que valorize a cultura do campo e promova autonomia dos sujeitos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 185841427 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Matemática | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RetratoSobreEnsino.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
