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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46092| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Análise dos conteúdos sobre as políticas públicas de saúde nos cursos de fisioterapia da cidade de Uberlândia/MG: uma visão dos estudantes da graduação |
| Autor: | Dias, Juliana Alves Hathenher, Maria Eduarda Lima Alves |
| Primer orientador: | Tavares, Giselle Helena |
| Primer miembro de la banca: | Silva, Luciana Saraiva da |
| Segundo miembro de la banca: | Biagini, Ângelo Piva |
| Resumen: | Introdução: Nos últimos anos, o debate sobre as políticas públicas de saúde ganhou destaque no âmbito da formação e atuação de profissionais da área da saúde. Embora tenha-se avançado nessa perspectiva, o ensino de políticas públicas na formação acadêmica da área da saúde em instituições de ensino ainda é um desafio. Objetivos: identificar o conhecimento dos estudantes de graduação do curso de Fisioterapia da cidade de Uberlândia/MG acerca do tema de políticas públicas e atuação profissional no Sistema Único de Saúde (SUS). Materiais e métodos: A natureza deste estudo é de caráter qualitativo, descritivo, exploratório e bibliográfico, e foi dividida em etapas. Em primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de pesquisas nas bases de dados SCIELO, ScienceDirect, MEDLINE, SCOPUS, PUBMED e Periódicos CAPES, que buscou identificar as produções científicas relacionadas a questões sobre políticas públicas de saúde. Na etapa documental, foi realizado um levantamento e análise das ementas curriculares dos cursos de graduação em Fisioterapia existentes na cidade de Uberlândia/MG. Depois, foi realizada a elaboração de um questionário online como instrumento para coleta de dados, com questões objetivas e discursivas, aplicado aos discentes dos cursos. Resultados: A análise revelou que, embora os participantes da pesquisa se considerem aptos para desempenhar a função abordada, há uma percepção de que sua formação pode ser aprimorada ao longo da graduação. É necessário um foco mais eficiente no desenvolvimento de habilidades essenciais, promovendo uma abordagem que estimule a reflexão crítica sobre a atuação profissional. Ao integrar essas competências no processo formativo, o curso poderia proporcionar uma base mais sólida para que os futuros profissionais sejam capazes de compreender e enfrentar os desafios práticos de sua área de atuação, desde o início de sua trajetória acadêmica. Assim, uma maior ênfase na formação crítica e reflexiva durante o curso poderia não apenas enriquecer a formação técnica, mas também preparar os alunos para uma atuação mais autônoma e eficaz no campo profissional. Considerações finais: Constatou-se a necessidade de se repensar os currículos dos cursos superiores da área da Fisioterapia, que devem considerar as necessidades e realidades do SUS, considerando aspectos epidemiológicos, demográficos, culturais, sociais e econômicos. Considera-se que o estudante deve se tornar um sujeito ativo no processo de aprendizagem por meio de metodologias ativas em que a educação seja pautada no princípio da integralidade. |
| Abstract: | Introduction: In recent years, the debate on public health policies has gained prominence in the training and practice of healthcare professionals, especially those linked to the Unified Health System (Sistema Único de Saúde - SUS). Although there has been progress in this regard, teaching public policies in academic training at universities remains a challenge. Objectives: To identify the knowledge of undergraduate students in the Physiotherapy course in the city of Uberlândia, analyze the quality of concepts regarding the aforementioned topics that are addressed during the students' physiotherapy training, and identify competencies for professional practice involving knowledge, skills, and attitudes. Materials and methods: The nature of this study is qualitative, descriptive, exploratory, and bibliographic, and was divided into stages. Initially, a bibliographic survey was conducted through searches in the databases SCIELO, ScienceDirect, MEDLINE Complete, SCOPUS, PUBMED, and CAPES Journals, which identified scientific productions related to issues on public health policies, as well as a survey of the curriculum outlines and their analysis. Subsequently, the creation of the virtual questionnaire was carried out as a screening tool, with objective and discursive questions, which was applied to the students. Finally, the results obtained were analyzed. Results: The analysis revealed that, although the research participants consider themselves capable of performing the role addressed, there is a perception that their training could be improved throughout their undergraduate education. A more efficient focus on the development of essential skills is necessary, promoting an approach that encourages critical reflection on professional practice. By integrating these competencies into the educational process, the course could provide a stronger foundation for future professionals to understand and tackle the practical challenges of their field from the beginning of their academic journey. Thus, greater emphasis on critical and reflective training during the course could not only enrich technical education but also prepare students for a more autonomous and effective professional practice. Conclusion: It is concluded that the participants, although they consider themselves capable of performing the function that was studied, this qualification could be enhanced during undergraduate studies, more efficiently exploring the skills necessary for critical thinking to be developed regarding this practice during the course trajectory. |
| Palabras clave: | Saúde Pública Fisioterapia Políticas Públicas de Saúde. |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | DIAS, Juliana Alves; HATHENHER, Maria Eduarda Lima Alves. Análise dos conteúdos sobre as políticas públicas de saúde nos cursos de Fisioterapia da cidade de Uberlândia/MG: uma visão dos estudantes da graduação. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46092 |
| Fecha de defensa: | 26-abr-2024 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Fisioterapia |
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