Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46078
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAlves, Fabrício Teixeira-
dc.date.accessioned2025-06-09T14:00:05Z-
dc.date.available2025-06-09T14:00:05Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.identifier.citationALVES, Fabrício Teixeira. O professor de Geografia e o conhecimento pedagógico do conteúdo uma análise no 6° ano do Ensino Fundamental. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOIhttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5134.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46078-
dc.description.abstractThe teaching profession, as a representative of the teaching-learning process, has unique characteristics in its construction that differentiate it from a bachelor's degree. Geography is fundamental as a subject in elementary education, as it is responsible for developing spatial and landscape analysis in students' education, aiming to foster an understanding of geographic space as a means of forming critical citizens. This research aimed to understand the approach used by teachers regarding Geography content in the school environment, particularly in the 6th grade of Elementary School at Escola Estadual Frei Egídio Parisi. This study was developed through a methodological approach that encompassed pedagogical content knowledge, seeking to understand the essence of the teaching profession as a disseminator of science. Semi-structured interviews were conducted with Geography teachers from the state elementary school system, and practical activities were applied to 6th-grade students. This dissertation aimed to contribute to the appreciation of the teaching profession, particularly in relation to Geography, demonstrating the teacher's unique ability to transform scientific knowledge into something comprehensible for students. The results of this research show that teachers inherently possess pedagogical content knowledge and develop it even without explicit awareness of the concept. Furthermore, an analysis of the guiding document BNCC revealed that Geography is underexplored and not explicitly presented, with superficial concepts. The study also found that geographic science in teaching is anchored in the concepts of landscape and space as foundations for PCK, with the ultimate goal of enabling students to understand geographic spacept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.subjectBases do conhecimentopt_BR
dc.subjectGeographic spacept_BR
dc.subjectTeaching professionpt_BR
dc.subjectKnowledge basespt_BR
dc.titleO professor de Geografia e o conhecimento pedagógico do conteúdo uma análise no 6° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe Geography teacher and the pedagogical content knowlegde: an analysis in the 6th year of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bernardes, Maria Beatriz Junqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6028877637279493pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Arcênio Meneses da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6479657002235947pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Adriany de Ávila Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7548418133047955pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4702720882011169pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA profissão docente, enquanto representante do processo de ensino-aprendizagem, apresenta características únicas em sua construção que a diferem de um bacharel. A Geografia é fundamental enquanto disciplina no Ensino Fundamental, sendo responsável pelo desenvolvimento da análise do espaço e da paisagem na formação dos alunos, objetivando o entendimento do espaço geográfico como formador de cidadãos críticos. A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender a abordagem utilizada pelos professores sobre os conteúdos de Geografia no âmbito escolar, especialmente no 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Frei Egídio Parisi. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio da proposta metodológica que abarcou o conhecimento pedagógico do conteúdo que busca compreender a essência da profissão docente enquanto propagadora da ciência, e utilizamos de entrevistas semiestruturadas com os professores de Geografia da rede estadual do Ensino Fundamental, além de aplicar atividades práticas com os alunos do 6° ano. Essa dissertação buscou contribuir para a valorização da profissão docente, principalmente referente a Geografia, demonstrando a capacidade única do professor de transformar seu conhecimento sobre a ciência em algo compreensível aos alunos. Os resultados desta pesquisa demonstram que o docente possuí inerente a si o conhecimento pedagógico do conteúdo e o desenvolve mesmo que desconheça sobre o conceito, além disso conseguimos observar no documento norteador BNCC que a Geografia é pouco explorada e não demonstrada de forma explícita, com conceitos rasos e que a ciência geográfica na docência se ancora nos conceitos de paisagem e espaço como alicerces ao PCK com o objetivo final de que os alunos compreendam o espaço geográficopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration99pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5134pt_BR
dc.orcid.putcode185685024-
dc.crossref.doibatchidc61c4528-4ab0-4e70-bb12-e5d4532be4ec-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProfessorDeGeografia (1).pdf1.98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.