Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46072
ORCID: | ![]() |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O processo classificatório de sinais da Libras: categorias determinativas e combinatórias |
Alternate title (s): | Sign classification processes in Libras: determinative and combinatory categories |
Author: | Bernardes, Raquel |
First Advisor: | Godoi, Eliamar |
First member of the Committee: | Ávila, Maria Virgínia Dias de |
Second member of the Committee: | Cardoso Júnior, Waldemar dos Santos |
Third member of the Committee: | Dézinho, Mariana |
Fourth member of the Committee: | Leite, Letícia de Sousa |
Fifth member of the Committee: | Godoi, Eliamar |
Summary: | Esta tese tem como objetivo geral o de analisar como se dão os processos de classificação de sinais, considerando as categorias dos determinantes e articuladores, em contexto de fala de surdos docentes no ensino superior, fundamentada não apenas em características formais dos fenômenos, mas também no emprego efetivo dessas formas que se faz no uso corrente da Libras. Especificamente, buscamos levantar os processos de classificação de sinais realizados na fala dos surdos participantes da pesquisa; analisar esses processos de classificação a partir da função que os sinais exercem no contexto de fala, considerando os aspectos sintáticos, semânticos e morfológicos; e, por fim, identificar e descrever, na fala sinalizada dos participantes da pesquisa, as regras de combinação e organização dos sinais a partir do emprego de determinantes e articuladores. A metodologia fundamentada na abordagem qualitativa de base descritiva contribuiu para realizar a descrição da estrutura e funcionamento da Libras em uso corrente. Em específico, na análise de como se deram os processos de classificação de sinais, considerando as classes dos determinantes e articuladores presentes na fala sinalizada dos participantes da pesquisa. Como procedimento técnico, utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Com base no aporte teórico analisamos as categorias determinativas e combinatórias na fala sinalizada de docentes surdos que ministram a disciplina de Libras nos cursos de licenciatura e que cursam Pós-Graduação na Universidade Federal de Uberlândia. A coleta dos dados se deu a partir de filmagem da fala sinalizada dos participantes da pesquisa e foi analisada à luz do referencial teórico organizado em um Instrumento Conceitual como parâmetro da análise dos dados. Nosso intuito é fomentar o interesse científico pela estrutura da Libras, especialmente no que diz respeito à classificação de sinais, descrevendo-a, documentando e registrando seus fenômenos linguísticos e as regras que organizam sua estrutura, o que justifica a relevância deste estudo. A recorrência do fenômeno de gramaticalização nos dados analisados levou à compreensão de que na Libras, os itens apresentaram maior frequência de dupla articulação, lexical e gramatical, divergindo da distinção entre itens essencialmente lexicais e gramáticas, como ocorre nas línguas orais. Essa análise nos aproximou mais da perspectiva de solidariedade lexical que destaca a importância do aspecto sequencial do conteúdo lexical para a composição dos enunciados. Esperamos que esta pesquisa contribua para a melhor compreensão dos processos de classificação dos sinais da Libras, em específico das categorias determinativas e articuladoras. É nossa expectativa também contribuir para a difusão e reconhecimento científico do status linguístico da Libras e pavimentar o caminho para futuras pesquisas. |
Abstract: | This thesis aims to analyze how sign classification processes occur, considering the categories of determiners and articulators, within the context of spoken discourse (signed speech) of deaf professors in higher education, grounded not only on the formal characteristics of these linguistic phenomena, but also on the effective use of these forms in the current Brazilian Sign Language (Libras) practices. Specifically, we sought to investigate the sign classification processes performed in the speech of the deaf participants in the research; to analyze these classification processes in terms of the function that the signs perform in the speech context, considering syntactic, semantic and morphological aspects; and lastly, to identify and describe, within the signed speech of the research participants, the rules for combining and organizing signs through the use of determiners and articulators. Methodologically, the study adopts a qualitative, descriptive approach to elucidate the structure and functioning of Libras in natural usage. In particular, it guided the analysis of how the sign classification processes unfold, considering the categories of determiners and articulators found in the signaled speech of the participants. As a technical procedure, we used semi-structured interviews as a data collection instrument. Based on the theoretical apparatus, we analyzed the determinative and combinatory categories in the signed speech of deaf professors who teach Libras in undergraduate teaching programs and are enrolled in graduate studies at the Federal University of Uberlândia. Data were collected through video recordings of participants’ signed speech and analyzed based on a theoretical framework organized into a Conceptual Instrument which served as a parameter for data analysis. Our purpose is to foster scientific interest in the structure of Libras, particularly in relation to sign classification, by describing, documenting and recording its linguistic phenomena and the rules that organize its structure, thus justifying the relevance of this study. The recurrence of the grammaticalization processes phenomenon in the analyzed data led to the understanding that in Libras, items often exhibit dual articulation, lexical and grammatical, differing from the distinction commonly found in spoken languages between strictly lexical and grammatical items. This analysis aligned with the perspective of lexical solidarity, which emphasizes the importance of the sequential aspect of lexical content in constructing of utterances. We hope this research contributes to a better understanding of sign classification processes in Libras, especially regarding the categories of determiners and articulators. We also aim to support the dissemination and scientific recognition of Libras as a legitimate language and to lay the groundwork for future research. |
Keywords: | Processos de classificação de palavras/sinais na Libras Categorias determinativas e combinatórias na Libras Critérios semânticos, morfológicos e sintáticos para classificação de sinais na Libras Sign classification processes in Libras Determinative and combinatory categories in Libras Semantic, morphological, and syntactic criteria for sign classification in Libras Linguística |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Subject: | Linguística Lingua brasileira de sinais Lingua de sinais Professores surdos Surdos - Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Quote: | BERNARDES, Raquel. O processo classificatório de sinais da Libras: categorias determinativas e combinatórias. 2025. 314 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.199 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.199 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46072 |
Date of defense: | 11-Mar-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProcessoClassificatórioLibras.pdf | Tese | 3.98 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.