Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46050
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A arte como caminho para lidar com a ansiedade na formação de uma professora de ciências e biologia: um estudo autobiográfico para uma "biologia do agora" |
Author: | Silva, Layla Carolyne Carvalho |
First Advisor: | Sales, Tiago Amaral |
First member of the Committee: | Rigue, Fernanda Monteiro |
Second member of the Committee: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Summary: | Muitos atravessamentos permeiam a formação inicial de professores e professoras nos cursos de licenciatura. No que diz respeito ao ensino de ciências e biologia, nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas tem-se o contato com diferentes campos do saber, tanto das áreas pedagógicas gerais e específicas, quanto das biológicas, formando profissionais para atuarem na docência. Junto desses saberes curriculares formais, estão vivências que, tantas vezes, são permeadas pela ansiedade e outros estados de dor e adoecimento. O contato com as artes pode ser uma maneira de cultivar a saúde também nos processos educativos. Este trabalho buscou pensar nessas questões que atravessam a formação universitária a partir de um estudo autobiográfico que debruçou-se nas vivências da autora ao pensar em momentos de sua graduação em licenciatura em Ciências Biológicas em que a arte esteve presente. Junto disso, surge a discussão da “Biologia do Agora” como um caminho a investir em modos de atenção à vida, às ciências e à educação que acontecem em um estado de presença, cultivando maneiras de viver, aprender e se formar para além da ansiedade. |
Abstract: | Many intersections permeate the initial training of teachers in undergraduate courses. Regarding the teaching of science and biology, undergraduate courses in Biological Sciences provide contact with different fields of knowledge, both in general and specific pedagogical areas, as well as in biological areas, training professionals to work in teaching. Along with this formal curricular knowledge, there are experiences that are often permeated by anxiety and other states of pain and illness. Contact with the arts can be a way to cultivate health in educational processes as well. This work sought to reflect on these issues that permeate university education based on an autobiographical study that focused on the author's experiences when thinking about moments during her undergraduate degree in Biological Sciences in which art was present. Along with this, the discussion of “Biology of the Now” emerges as a way to invest in ways of paying attention to life, science and education that happen in a state of presence, cultivating ways of living, learning and educating beyond anxiety. |
Keywords: | Formação de Professores/as Pesquisa autobiográfica Educação e Arte Ansiedade Biologia do Agora Teacher Training Autobiographical Research Education and Art Anxiety Biology of the Now |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Layla Carolyne Carvalho. A arte como caminho para lidar com a ansiedade na formação de uma professora de ciências e biologia: um estudo autobiográfico para uma "biologia do agora". 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46050 |
Date of defense: | 9-May-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ArteComoCaminho.pdf | TCC | 1.2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.