Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46050
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-1438-1177
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A arte como caminho para lidar com a ansiedade na formação de uma professora de ciências e biologia: um estudo autobiográfico para uma "biologia do agora"
Autor: Silva, Layla Carolyne Carvalho
Primer orientador: Sales, Tiago Amaral
Primer miembro de la banca: Rigue, Fernanda Monteiro
Segundo miembro de la banca: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Resumen: Muitos atravessamentos permeiam a formação inicial de professores e professoras nos cursos de licenciatura. No que diz respeito ao ensino de ciências e biologia, nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas tem-se o contato com diferentes campos do saber, tanto das áreas pedagógicas gerais e específicas, quanto das biológicas, formando profissionais para atuarem na docência. Junto desses saberes curriculares formais, estão vivências que, tantas vezes, são permeadas pela ansiedade e outros estados de dor e adoecimento. O contato com as artes pode ser uma maneira de cultivar a saúde também nos processos educativos. Este trabalho buscou pensar nessas questões que atravessam a formação universitária a partir de um estudo autobiográfico que debruçou-se nas vivências da autora ao pensar em momentos de sua graduação em licenciatura em Ciências Biológicas em que a arte esteve presente. Junto disso, surge a discussão da “Biologia do Agora” como um caminho a investir em modos de atenção à vida, às ciências e à educação que acontecem em um estado de presença, cultivando maneiras de viver, aprender e se formar para além da ansiedade.
Abstract: Many intersections permeate the initial training of teachers in undergraduate courses. Regarding the teaching of science and biology, undergraduate courses in Biological Sciences provide contact with different fields of knowledge, both in general and specific pedagogical areas, as well as in biological areas, training professionals to work in teaching. Along with this formal curricular knowledge, there are experiences that are often permeated by anxiety and other states of pain and illness. Contact with the arts can be a way to cultivate health in educational processes as well. This work sought to reflect on these issues that permeate university education based on an autobiographical study that focused on the author's experiences when thinking about moments during her undergraduate degree in Biological Sciences in which art was present. Along with this, the discussion of “Biology of the Now” emerges as a way to invest in ways of paying attention to life, science and education that happen in a state of presence, cultivating ways of living, learning and educating beyond anxiety.
Palabras clave: Formação de Professores/as
Pesquisa autobiográfica
Educação e Arte
Ansiedade
Biologia do Agora
Teacher Training
Autobiographical Research
Education and Art
Anxiety
Biology of the Now
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Layla Carolyne Carvalho. A arte como caminho para lidar com a ansiedade na formação de uma professora de ciências e biologia: um estudo autobiográfico para uma "biologia do agora". 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46050
Fecha de defensa: 9-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ArteComoCaminho.pdfTCC1.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.