Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46050
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-1438-1177
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A arte como caminho para lidar com a ansiedade na formação de uma professora de ciências e biologia: um estudo autobiográfico para uma "biologia do agora"
Author: Silva, Layla Carolyne Carvalho
First Advisor: Sales, Tiago Amaral
First member of the Committee: Rigue, Fernanda Monteiro
Second member of the Committee: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Summary: Muitos atravessamentos permeiam a formação inicial de professores e professoras nos cursos de licenciatura. No que diz respeito ao ensino de ciências e biologia, nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas tem-se o contato com diferentes campos do saber, tanto das áreas pedagógicas gerais e específicas, quanto das biológicas, formando profissionais para atuarem na docência. Junto desses saberes curriculares formais, estão vivências que, tantas vezes, são permeadas pela ansiedade e outros estados de dor e adoecimento. O contato com as artes pode ser uma maneira de cultivar a saúde também nos processos educativos. Este trabalho buscou pensar nessas questões que atravessam a formação universitária a partir de um estudo autobiográfico que debruçou-se nas vivências da autora ao pensar em momentos de sua graduação em licenciatura em Ciências Biológicas em que a arte esteve presente. Junto disso, surge a discussão da “Biologia do Agora” como um caminho a investir em modos de atenção à vida, às ciências e à educação que acontecem em um estado de presença, cultivando maneiras de viver, aprender e se formar para além da ansiedade.
Abstract: Many intersections permeate the initial training of teachers in undergraduate courses. Regarding the teaching of science and biology, undergraduate courses in Biological Sciences provide contact with different fields of knowledge, both in general and specific pedagogical areas, as well as in biological areas, training professionals to work in teaching. Along with this formal curricular knowledge, there are experiences that are often permeated by anxiety and other states of pain and illness. Contact with the arts can be a way to cultivate health in educational processes as well. This work sought to reflect on these issues that permeate university education based on an autobiographical study that focused on the author's experiences when thinking about moments during her undergraduate degree in Biological Sciences in which art was present. Along with this, the discussion of “Biology of the Now” emerges as a way to invest in ways of paying attention to life, science and education that happen in a state of presence, cultivating ways of living, learning and educating beyond anxiety.
Keywords: Formação de Professores/as
Pesquisa autobiográfica
Educação e Arte
Ansiedade
Biologia do Agora
Teacher Training
Autobiographical Research
Education and Art
Anxiety
Biology of the Now
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Layla Carolyne Carvalho. A arte como caminho para lidar com a ansiedade na formação de uma professora de ciências e biologia: um estudo autobiográfico para uma "biologia do agora". 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46050
Date of defense: 9-May-2025
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArteComoCaminho.pdfTCC1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.