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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46023
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Embargado |
Embargo Date: | 2027-06-02 |
Title: | Percepções de professoras/es sobre a educação antirracista - contribuições da psicologia escolar |
Author: | Silva, Juliana Araújo da |
First Advisor: | Silva, Silvia Maria Cintra da |
First member of the Committee: | Souza, Debora Elianne Rodrigues de |
Second member of the Committee: | Silva, Laura Rafaella Ramos |
Summary: | O Conselho Federal de Psicologia identifica o racismo como uma ideologia de abrangência vasta, complexa, sistêmica, violenta, que penetra e participa da cultura, da economia, da política, da ética, da vida social, subjetiva e, ainda, institucional das pessoas. Ele afeta profundamente as instituições educacionais do Brasil, prejudicando a trajetória escolar e comprometendo o direito humano à educação de qualidade para milhões de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Em vista disso, a educação antirracista, juntamente com o apoio da Psicologia Escolar em uma vertente crítica, busca um ensino em um contexto livre de preconceitos, auxiliando professoras/es, gestoras/es, alunas/os e famílias na construção e manutenção de um ambiente antirracista, ativamente combatendo toda e qualquer expressão de racismo e buscando garantir a crianças e adolescentes uma educação inclusiva de qualidade. A pesquisa teve como objetivo geral conhecer as percepções de professoras/es sobre ações desenvolvidas por escolas públicas e privadas sobre a educação antirracista no ambiente escolar. Como método, foi utilizado um questionário online com 31 perguntas que buscaram compreender o conhecimento das/os participantes sobre o tema do antirracismo, como ele é trabalhado em suas escolas, como estas lidam com situações de racismo e o papel da/o psicóloga/o escolar nessas situações. O questionário on-line foi enviado para professoras/es e supervisoras/es de escolas públicas e particulares das cidades de Pirapora e Uberlândia, ambas no estado de Minas Gerais. Tivemos 25 respostas, sendo 84% de mulheres; 40% das/os participantes são pardas/os, 32% brancas/os e 28% negras/os. Os resultados revelam que as instituições têm focado muito no ensino acerca das diferenças, do respeito e da cultura africana como uma forma de educação antirracista. Há poucas menções sobre a promoção ao protagonismo negro e representatividade nas atividades cotidianas. No âmbito escolar, as práticas antirracistas aparecem, de modo geral, quando há uma demanda, pois muitas/os respondentes afirmaram não haver casos de racismo nas escolas em que trabalham. O papel da/o psicóloga/o é necessário apenas quando há alguma demanda específica em relação ao racismo. Apesar de ter sua importância reconhecida no ambiente escolar, a educação antirracista ainda é compreendida basicamente como um método de prevenção/resolução do ato racista na escola, sendo extremamente necessário haver um escopo mais amplo, voltado a uma cultura escolar antirracista e ao protagonismo negro, por exemplo, no dia-a-dia das instituições. A atenção está muito focada nos atos e não nas situações que os provocam; essa compreensão indica mais uma importante frente de trabalho da Psicologia Escolar em nossas escolas. |
Abstract: | The Federal Council of Psychology identifies racism as an ideology with vast, complex, systemic, and violent reach, permeating and influencing culture, economy, politics, ethics, social and subjective life, as well as institutional structures. It profoundly affects educational institutions in Brazil, hindering academic trajectories and undermining the human right to quality education for millions of children, adolescents, youth, and adults. In response, anti-racist education, supported by critical School Psychology, seeks to promote prejudice-free teaching, assisting teachers, administrators, students, and families in building and maintaining an anti-racist environment. This approach actively combats all forms of racism and strives to ensure inclusive, quality education for children and adolescents. The general objective of this research was to understand teachers' perceptions of anti-racist education initiatives implemented in public and private schools. The study employed an online questionnaire with 31 questions to assess participants' knowledge of anti-racism, how the topic is addressed in their schools, how institutions handle racist incidents, and the role of school psychologists in such situations. The questionnaire was distributed to teachers and supervisors in public and private schools in the cities of Pirapora and Uberlândia, both in the state of Minas Gerais. We received 25 responses, with 84% from women. Among participants, 40% identified as mixed-race (Pardo), 32% as white, and 28% as Black. The results indicate that schools have primarily focused on teaching about differences, respect, and African culture as part of anti-racist education. There was little mention of promoting Black leadership and representation in daily activities. Anti-racist practices in schools generally emerge in response to specific incidents, as many respondents claimed there were no cases of racism in their institutions. The role of the school psychologist is typically sought only when a specific racist incident occurs. Although anti-racist education is recognized as important in schools, it is still largely understood as a method for preventing or resolving racist acts rather than fostering a broader anti-racist school culture and Black empowerment in everyday institutional practices. Attention remains heavily focused on reactive measures rather than addressing the root causes of racism. This understanding highlights another crucial area for School Psychology to engage with in our educational institutions. |
Keywords: | Educação Antirracista Psicologia Escolar Escola Formação de psicólogos Anti-Racist Education Pchool Psychology School Psychologist training |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Juliana Araújo da. Percepções de professoras/es sobre a educação antirracista - contribuições da psicologia escolar. 2025. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46023 |
Date of defense: | 23-May-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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