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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFerreira, Thales Feitosa-
dc.date.accessioned2025-06-02T14:00:45Z-
dc.date.available2025-06-02T14:00:45Z-
dc.date.issued2025-05-19-
dc.identifier.citationFERREIRA, Thales Feitosa. Análise do escoamento sobre um aerofólio altamente cambrado em baixo Reynolds. 2025. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46005-
dc.description.abstractThis work investigates the aerodynamic behavior of a highly cambered airfoil (E95) operating at low Reynolds number conditions. Three different approaches were employed: wind tunnel experiments, CFD simulations, and potential flow analysis using XFOIL. The objective was to analyze the lift polar and surface pressure distribution over the profile, enabling comparison and validation between the methods. The results revealed overall consistency, highlighting the presence of laminar separation bubbles and two suction peaks on the upper surface, especially well captured by CFD. Despite localized discrepancies, all methods complemented each other and reinforced the complexity of flow in low Reynolds regimes. This study contributes to the understanding of high-cambered airfoils and their use in lightweight aircraft, UAVs, and aerodynamic systems under critical performance demands.pt_BR
dc.description.sponsorshipFinep - Financiadora de Estudos e Projetospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAerofólio arqueadopt_BR
dc.subjectBaixo Reynoldspt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectTúnel de ventopt_BR
dc.titleAnálise do escoamento sobre um aerofólio altamente cambrado em baixo Reynoldspt_BR
dc.title.alternativeFlow analysis over a highly cambered airfoil at low Reynolds numberspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Higor Luis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2478587933474876pt_BR
dc.contributor.referee2Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7831693644209178pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1857421115258211pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga o comportamento aerodinâmico de um aerofólio altamente cambrado (E95) operando em regime de baixo número de Reynolds. Três abordagens foram utilizadas: ensaio em túnel de vento, simulação numérica via CFD e análise pelo método de escoamento potencial (XFOIL). O objetivo foi avaliar a polar de sustentação e a distribuição de pressão sobre o perfil, permitindo comparar as metodologias e validar as tendências observadas. Os resultados mostraram coerência global entre os métodos, evidenciando a formação de bolhas de separação laminar e dois picos de sucção no extradorso, especialmente nas simulações CFD. Apesar de variações pontuais, os métodos se complementam e reforçam a complexidade do escoamento em baixos Reynolds para um aerofólio altamente cambrado. A análise contribui para o entendimento de perfis hipersustentadores e sua aplicação em aeronaves leves, UAVs e dispositivos aerodinâmicos em condições críticas de operação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICApt_BR
dc.orcid.putcode185257922-
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Aeronáutica

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