Publicação: A repatriação de artefatos: o Egito e a afirmação da identidade e da soberania no cenário internacional contemporâneo
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Coleções
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAIS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Autores
Orientador
Coorientador
Resumo
Como tentativa de autodeterminação e disruptura com um passado de supressão e exploração, o Egito iniciou o movimento de repatriação de artefatos saqueados ou retirados de maneira ilegal de seu território, sobretudo, aqueles retirados durante o período de dominação europeia, que perdurou entre o século XVIII e o século XX. O objetivo desse trabalho é analisar como o processo de repatriação de antiguidades afeta a afirmação de uma identidade nacional e na soberania do país. A hipótese construída para este trabalho é: o movimento de repatriação além de seu caráter político, corrobora para a fortificação de uma identidade nacional e na soberania do Egito. Para desenvolver essa monografia, serão apresentados o contexto histórico de exploração e colonialismo, o processo de repatriação que o país tem mobilizado, além do papel da UNESCO na proteção de cultura e patrimônios. Como perspectiva teórica, o projeto se baseia na concepção pós-colonialista das relações internacionais, com foco nas teorias de Edward Said e Cheikh Anta Diop. Por meio de revisão bibliográfica da literatura existente e da análise de documentos provenientes de fontes primárias e secundárias, buscou-se identificar mecanismos causais e evidências que expliquem a repatriação. A metodologia é predominantemente qualitativa, utiliza-se como método o process tracing, para testar a hipótese de que o fenômeno de repatriação é um processo conectado ao reforço da identidade nacional e soberania do Egito. Após a investigação, entendeu-se que o fenômeno, mesmo que simbolicamente, pode ser entendido como uma oposição direta do Egito contra as estruturas imperialistas do sistema internacional.
Abstract
Palavras-chave
Egito, Repatriação, Identidade, Pós-colonialismo, Patrimônio, Antiguidades, Egypt, Repatriation, Identity, Pos-colonialism, Heritage, Antiques
Citação
SARAIVA, Sara Luiza Pereira. A repatriação de artefatos: o Egito e a afirmação da soberania no cenário internacional contemporâneo. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
DOI
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto
