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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45976
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A avaliação formativa na perspectiva de docentes da educação básica do município de Rio Verde- Goiás: avanços e contradições |
Alternate title (s): | Formative assessment from the perspective of basic education teachers in the municipality of Rio Verde- Goiás: advances and contradictions |
Author: | Ataídes, Fernanda Barros |
First Advisor: | Mendes, Olenir Maria |
First member of the Committee: | Mendes, Olenir Maria |
Second member of the Committee: | Costa, Simone Freitas Pereira |
Third member of the Committee: | Mendes, Rafael Martins |
Fourth member of the Committee: | Ribeiro, Elisa Antônia |
Fifth member of the Committee: | Richter, Leonice Matilde |
Summary: | Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na linha de pesquisa “Saberes e Práticas Educativas”, investiga as concepções e práticas de avaliação das aprendizagens de professores/as da educação básica da Rede Municipal de Ensino (RME) de Rio Verde, Goiás (GO), Brasil. A cultura avaliativa predominante no contexto escolar tem se manifestado de forma classificatória, mecânica e seletiva, em que a prova, na maioria das vezes, representa o único meio de certificação do conhecimento. Em contraposição a essa forma de avaliação, defendemos práticas avaliativas que priorizam a melhoria das aprendizagens em curso e são comprometidas com a pluralidade, inclusão, respeito às diferenças e construção coletiva. Para isso, desenvolvemos um estudo de abordagem qualitativa de cunho descritivo, interpretativo e reflexivo, aliado a uma análise quantitativa, com o objetivo de compreender as concepções e práticas avaliativas de docentes da esfera pública de ensino, para identificar os referenciais teóricos e metodológicos mais utilizados e analisar em que medida as práticas se aproximam ou distanciam da avaliação formativa. No que se refere aos aspectos metodológicos, o estudo foi realizado com base em questionários, grupos focais e observações em sala de aula, com o envolvimento de 207 professores/as. Na análise de dados, nos baseamos no Materialismo Histórico-Dialético (MHD), conforme as ideias de Marx (2013), as quais nos permitiram apreender o movimento real do objeto e decifrar a realidade concreta nas múltiplas determinações, em consonância aos aspectos micro e macrossociais que marcam o estudo acerca da avaliação das aprendizagens. Os resultados da pesquisa indicam a coexistência de práticas de avaliação tradicional voltadas apenas à verificação do que foi aprendido pelo/a aluno/a com a mensuração de resultados, o que reflete um caráter excludente, seletivo e autoritário entrelaçado com exercícios de avaliação formativos nos quais os/as educadores/as acreditam que o ato de avaliar deve ser contínuo para acompanhar e orientar o desenvolvimento dos/as estudantes em todo o processo avaliativo, com a abertura de espaço para práticas reflexivas e centradas no/a discente. Embora seja possível perceber princípios próximos da avaliação formativa, a concepção de avaliação tradicional predomina no contexto escolar das escolas da RME de Rio Verde (GO). Os possíveis motivos para a não implementação de uma prática avaliativa com princípios formativos no contexto estudado se relacionam com as barreiras encontradas pelos/as docentes para a colocar em prática, como pressão por resultados imediatos e foco em avaliações externas, a exemplo da Prova Brasil, do Sistema de Avaliação Educacional de Rio Verde (SAERV) e do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO); formação continuada insuficiente no tocante às necessidades de docentes e discentes; currículo padronizado que limita a personalização do ensino; falta de autonomia dos/as professores/as para inovar as práticas avaliativas; e preparação para testes padronizados em detrimento de uma aprendizagem rica e significativa. Defendemos a tese de que a avaliação formativa pode transformar a cultura avaliativa, ao priorizar a inclusão e a participação e assumir a função primeira de acompanhar e promover as aprendizagens dos/as estudantes, por se comprometer com as mudanças nas (e das) escolas da educação básica. |
Abstract: | This research, developed within the scope of the Federal University of Uberlândia (UFU) in the research line “Educational Knowledge and Practices”, investigates the conceptions and practices of assessment of learning of basic education teachers in the municipal education network of Rio Verde, Goiás (GO), Brazil. The predominant assessment culture in the school context has manifested itself in a classificatory, mechanical and selective way, in which the test, in most cases, represents the only means of certifying knowledge. In contrast to this form of assessment, we defend assessment practices that prioritize the improvement of ongoing learning and are committed to plurality, inclusion, respect for differences and collective construction. To this end, we developed a qualitative study of a descriptive, interpretative and reflective nature, combined with a quantitative analysis, with the objective of understanding the assessment conceptions and practices of teachers in the public education sphere, to identify the most used theoretical and methodological references and to analyze to what extent the practices approach or distance themselves from formative assessment. Regarding the methodological aspects, the study was conducted based on questionnaires, focus groups and classroom observations, with the involvement of 207 teachers. In the data analysis, we based ourselves on Historical-Dialectical Materialism (HDM), according to the ideas of Marx (2013), which allowed us to understand the real movement of the object and decipher the concrete reality in the multiple determinations, in line with the micro and macrosocial aspects that mark the study on the assessment of learning. The results of the research indicate the coexistence of traditional assessment practices aimed only at verifying what was learned by the student with the measurement of results, which reflects an exclusionary, selective and authoritarian character intertwined with formative assessment exercises in which educators believe that the act of assessment should be continuous to monitor and guide the development of students throughout the assessment process, with the opening of space for reflective and student-centered practices. Although it is possible to perceive principles similar to formative assessment, the traditional assessment concept predominates in the school context of the municipal schools of Rio Verde (GO). The possible reasons for the non-implementation of an assessment practice with formative principles in the context studied are related to the barriers encountered by teachers in putting it into practice, such as pressure for immediate results and focus on external assessments, such as the Prova Brasil, the Rio Verde Educational Assessment System (SAERV) and the Goiás State Educational Assessment System (SAEGO); insufficient continuing education regarding the needs of teachers and students; standardized curriculum that limits the personalization of teaching; lack of autonomy of teachers to innovate assessment practices; and preparation for standardized tests to the detriment of rich and meaningful learning. We defend the thesis that formative assessment can transform the assessment culture by prioritizing inclusion and participation and assuming the primary function of monitoring and promoting student learning, by committing to changes in (and of) basic education schools. |
Keywords: | Educação Básica Avaliação formativa Prática docente Concepção de avaliação Basic education Formative assessment Teaching practice Concepts of assessment |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Subject: | Educação Educação básica Avaliação educacional |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | ATAÍDES, Fernanda Barros. A avaliação formativa na perspectiva de docentes da educação básica do município de Rio Verde- Goiás: avanços e contradições. 2025. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.201. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.201 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45976 |
Date of defense: | 7-Mar-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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