Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45955Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Campoio, Nathalia Helena | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-28T18:09:22Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-28T18:09:22Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
| dc.identifier.citation | CAMPOIO, Nathalia Helena. Zhōuqí: desenvolvimento de concept para jogo 2D inspirado no horóscopo chinês. 2025. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45955 | - |
| dc.description.abstract | The main objective of this work, Zhōuqí: concept development for a 2D game inspired by the Chinese horoscope, is to explore and analyze the use of the Chinese horoscope as a conceptual basis for the development of a 2d platform digital game, considering the growing appreciation of cultural diversity in the games industry, which has potential as both a form of entertainment and an opportunity to disseminate intercultural knowledge. In this context, game design is used to integrate cultural elements into the design and development of electronic games. The methodology adopted is based on theoretical research into the Chinese horoscope, interviews with students from different courses and the development of personas, as well as the analysis of similar games. Based on this, the fundamental components of the game were designed, such as the narrative, scenarios, mechanics, characters, enemies and interface, with the project including the production of authorial art, the development of the first playable area and a brief trailer for the game. The application of design knowledge together with research into Chinese culture proved to be effective in creating a game and highlights the potential of using these tools to design more diverse games. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Design de jogos | pt_BR |
| dc.subject | Pixel art | pt_BR |
| dc.subject | Jogo 2d | pt_BR |
| dc.subject | Concept art | pt_BR |
| dc.subject | 2d game | pt_BR |
| dc.subject | Game design | pt_BR |
| dc.title | Zhōuqí: desenvolvimento de concept para jogo 2D inspirado no horóscopo chinês | pt_BR |
| dc.title.alternative | Zhōuqí: concept development for a 2D game inspired by the Chinese horoscope | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, João Carlos Riccó Plácido da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9424928643119660 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, João Carlos Riccó Plácido da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9424928643119660 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Bonfim, Gabriel Henrique Cruz | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7000927324833901 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Peixoto, Matheus Amorim | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho, Zhōuqí: desenvolvimento de concept para jogo 2D inspirado no horóscopo chinês, tem como objetivo principal explorar e analisar o uso do horóscopo chinês como base conceitual para o desenvolvimento de um jogo digital de plataforma 2d, considerando a crescente valorização da diversidade cultural na indústria de jogos, que acarreta um potencial como ambos forma de entretenimento e oportunidade de disseminação de conhecimento intercultural. Neste contexto, o design de jogos é utilizado para integrar os elementos culturais na concepção e desenvolvimento do jogo eletrônico. A metodologia adotada parte da pesquisa teórica sobre o horóscopo chinês, entrevistas com estudantes de diferentes cursos e elaboração de personas, além da análise de jogos similares. Baseando-se nisso, foram concebidos os componentes fundamentais do jogo, como a narrativa, cenários, mecânicas, personagens, inimigos e interface, com o projeto contemplando a produção de arte autoral, o desenvolvimento da primeira área jogável e um breve trailer para o jogo. A aplicação dos conhecimentos de design junto a pesquisa sobre a cultura chinesa mostrou-se efetiva para a criação de um jogo e evidencia o potencial de utilizar estas ferramentas para concepção de jogos mais diversos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Design | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 58 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 184981745 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Design | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ZhōuqíConceptJogo.pdf | 5.88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
