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dc.creatorBarbosa Júnior, Elias João-
dc.date.accessioned2025-05-28T17:03:20Z-
dc.date.available2025-05-28T17:03:20Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.citationBARBOSA JÚNIOR, Elias João. Avaliação do comportamento mecânico de misturas asfálticas com substituição parcial por RAP. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45946-
dc.description.abstractThe Brazilian transportation matrix is predominantly road-based, with more than 60% of freight and 90% of passengers being transported via highways. However, more than 50% of the 213,500 km of paved roads are in fair to poor surface condition, requiring rehabilitation interventions. In this context, a commonly used alternative is the milling of the old asphalt pavement, which results in Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), a material composed of aggregates and aged asphalt binder. The reuse of RAP in the production of new asphalt mixtures offers economic and environmental benefits, by reducing the extraction of natural resources and minimizing the generation of unusable waste. Thus, this study aimed to evaluate the influence of replacing part of the coarse fraction of an asphalt mixture with RAP, for different binder contents. For this evaluation, HT-IDT (High Temperature Indirect Tensile) and IDEAL CT (Indirect Tensile Asphalt Cracking Test) were performed to analyze the propensity for permanent deformation and susceptibility to fatigue cracking. The main conclusion of the study is that the incorporation of RAP is technically feasible, with the recycled mixtures showing equivalent — and in some cases, superior — performance compared to conventional mixtures, especially regarding cracking potential. However, attention must be paid to resistance to permanent deformation, due to the possible increase in effective binder content.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRAPpt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectHT-IDTpt_BR
dc.subjectIDEAL CTpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleAvaliação do comportamento mecânico de misturas asfálticas com substituição parcial por RAPpt_BR
dc.title.alternativeAvaliação do comportamento mecânico de misturas asfálticas com substituição parcial por RAPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leandro, Rodrigo Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122841792563527pt_BR
dc.contributor.referee1Salomão, Maria Cláudia de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0324402090603937pt_BR
dc.contributor.referee2Barbar, Joseph Salem-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9367520015068833pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA matriz de transporte brasileira é predominantemente rodoviária, com mais de 60% das cargas e 90% dos passageiros transportados por rodovias. No entanto, mais de 50% dos 213.500 km de vias pavimentadas apresentam condições de superfície entre regular e péssima, demandando intervenções de reabilitação. Nesse contexto, uma alternativa frequentemente utilizada é a fresagem do revestimento asfáltico antigo, que resulta no Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), material composto por agregados e ligante asfáltico envelhecido. O reaproveitamento do RAP na produção de novas misturas asfálticas oferece benefícios econômicos e ambientais, pois reduz a extração de recursos naturais e minimiza a geração de resíduos inservíveis. Desse modo, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da substituição de parcela da fração graúda de uma mistura asfáltica por RAP para diferentes teores de ligante. Para essa avaliação foram realizados os ensaios HT-IDT (High Temperature Indirect Tensile) e IDEAL CT (Indirect Tensile Asphalt Cracking Test), visando analisar a propensão à deformação permanente e à suscetibilidade ao trincamento por fadiga, respectivamente. A principal conclusão do trabalho é que a incorporação de RAP é tecnicamente viável, com as misturas recicladas apresentando desempenho equivalente — e, em alguns casos, superior — ao das misturas convencionais, especialmente quanto ao potencial de trincamento. Observou-se, contudo, a necessidade de atenção à resistência à deformação permanente, devido ao possível aumento do teor de ligante efetivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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