Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45921
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-2337-1254
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Relatório de estágio supervisionado realizado no período de 02/03/2023 a 03/03/2025, no Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Núcleo de Coleta Seletiva
Author: Santos, Ivana Fonseca
First Advisor: Souza, Angela Fagna Gomes de
First member of the Committee: Brito, Jorge Luis Silva
Second member of the Committee: Soares, Ângela Maria
Summary: Este relatório de estágio obrigatório descreve as atividades desenvolvidas na Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade por meio do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Uberlândia, vinculado ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) da cidade de Uberlândia-MG, com foco na educação ambiental e na gestão de resíduos sólidos. As ações realizadas visam promover a conscientização da população sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos, além de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas ambientais. O relatório também apresenta dados quantitativos que demonstram o alcance das ações e os impactos positivos gerados, como a redução das emissões de CO₂ e o desvio de resíduos dos aterros sanitários, evidenciando a relevância do programa para a sustentabilidade ambiental e para a qualidade de vida da população. O estágio contribuiu de forma significativa para a formação profissional, ao possibilitar a aplicação prática dos conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências essenciais à atuação em educação ambiental e gestão de resíduos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e com a transformação socioambiental.
Keywords: Coleta Seletiva
Educação Ambiental
Resíduos Sólidos
Sustentabilidade
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Ivana Fonseca. Relatório de estágio supervisionado realizado no período de 02/03/2023 a 03/03/2025, no Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Núcleo de Coleta Seletiva. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45921
Date of defense: 28-Apr-2025
Appears in Collections:TCC - Geografia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelatóriodeEstágioFinal.pdfTCC4.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons