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ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-2055-6095
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sleeping time, das cenas infantis, de octávio pinto: um olhar interpretativo de uma graduanda em piano
Título(s) alternativo(s): Sleeping Time, from the Children's Scenes, by Octávio Pinto: An Interpretive View by a Piano Undergraduate
Autor(es): Bontempo, Fernanda De Oliveira Farnezi
Primeiro orientador: Vianna, Rosiane Lemos
Primeiro membro da banca: Botelho, Flávia Pereira
Segundo membro da banca: Torres, Fernanda De Assis Oliveira
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo reflexivo do estudo da peça Sleeping Time, das Cenas Infantis, de Octávio Pinto, sob o viés da performance do pesquisador. Foi realizado um levantamento da trajetória musical do compositor, seu catálogo de obras e gravações disponíveis da peça escolhida para essa pesquisa. Por se tratar de um trabalho que tem como foco principal a prática reflexiva, autores como John Dewey e Donald Schön foram importantes para fundamentar as etapas do estudo da peça. O processo reflexivo de aprendizagem envolveu gravação em vídeo, utilizada para revisitar e observar os detalhes de cada interpretação, permitindo, assim, o distanciamento necessário para uma análise mais crítica. Foram utilizados os guias de execução do psicólogo Roger Chaffin para identificar os diferentes processos adotados ao longo das gravações. Esta pode ser considerada uma pesquisa em arte pelo papel de ativo que o artista pesquisador assume na investigação, empenhando-se na imersão na obra e na incorporação de suas vivências pessoais como parte integrante da pesquisa. Os procedimentos metodológicos seguiram as seguintes etapas: (1) escolha de peça Sleeping Time; (2) levantamento dos dados biográficos do compositor e sua formação; (3) audição das gravações existentes da peça escolhida; (4) estudo fora do piano, a fim de se compreenderem os aspectos musicais da peça (rítmicos, contorno melódico, articulação, análise formal); (5) estudo interpretativo da peça (compreensão dos gestos e imagens musicais, agógica); (6) gravações em vídeo da peça; (7) análise das cinco gravações e suas relações com os guias de execução de Chaffin. O resultado musical na gravação final demonstrou a evolução gradativa das ações empregadas durante o processo de estudo de Sleeping Time. A compreensão da relação das ideias musicais contidas na peça escolhida foi um caminho facilitador para a construção interpretativa.
Abstract: This research aims to investigate the reflective process involved in the study of the piece Sleeping Time, from Children's Scenes by Octávio Pinto, through the lens of the performer's perspective. A survey was conducted on the composer's musical trajectory, his catalog of works, and the available recordings of the selected piece. Since this is a study focused on reflective practice, authors such as John Dewey and Donald Schön were fundamental in supporting the stages of the study. The reflective learning process included video recordings, which were used to revisit and observe the details of each performance, allowing for the necessary distance to conduct a more critical analysis. Performance cues from psychologist Roger Chaffin were used to identify the various processes adopted throughout the recordings. This can be considered an artistic research project due to the active role assumed by the artist-researcher, who engages in a deep immersion in the work and incorporates personal experiences as an integral part of the investigation. The methodological procedures followed these steps: (1) selection of the piece Sleeping Time; (2) collection of biographical data on the composer and his training; (3) listening to existing recordings of the chosen piece; (4) study away from the piano to understand the musical aspects of the piece (rhythm, melodic contour, articulation, formal analysis); (5) interpretive study of the piece (understanding gestures and musical imagery, agogics); (6) video recordings of the piece; (7) analysis of the five recordings and their relation to Chaffin’s performance cues. The final video recording demonstrated a gradual evolution in the actions employed during the study process of Sleeping Time. Understanding the relationship between the musical ideas within the chosen piece proved to be a helpful path in constructing its interpretation.
Palavras-chave: prática reflexiva
prática pianística
Sleeping Time
Octavio Pinto
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BONTEMPO, Fernanda De Oliveira Farnezi. Sleeping time, das cenas infantis, de octávio pinto: um olhar interpretativo de uma graduanda em piano. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45907
Data de defesa: 29-Abr-2025
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