Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45904
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRodrigues, Lorena Machado-
dc.date.accessioned2025-05-27T23:22:47Z-
dc.date.available2025-05-27T23:22:47Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lorena Machado. A Influência da beleza no mercado de trabalho: um olhar sobre a questão da mulher. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45904-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectmercado de trabalhopt_BR
dc.subjectpadrões de belezapt_BR
dc.subjectmídiapt_BR
dc.subjectLabor marketpt_BR
dc.subjectBeauty standardspt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.titleInfluência da beleza no mercado de trabalho: um olhar sobre a questão da mulherpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Noézia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519731323849384pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jussara Goulart da-
dc.contributor.referee1LattesNão tempt_BR
dc.contributor.referee2Passos, Jandhuy Camilo-
dc.contributor.referee2LattesNão tempt_BR
dc.creator.Lattesnão tenhopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEm um contexto onde a aparência pessoal é altamente valorizada e a estética desempenha um papel crucial nas interações sociais, torna-se fundamental entender de que maneira a aparência física impacta as oportunidades profissionais. A influência da beleza no ambiente profissional vai além da fase de contratação, afetando também salários e as chances de promoção na carreira. Por sua vez, a valorização da estética no local de trabalho suscita dilemas éticos e traz à tona desafios para a criação de políticas de diversidade e inclusão nas empresas. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como a beleza pode influenciar na entrada no mercado de trabalho. Sendo que os objetivos específicos foram compreender os padrões de beleza impostos na sociedade contemporânea para a mulher e entender como esses padrões influenciam na entrada no mercado de trabalho, analisando os trabalhos já publicados sobre o tema. Para atingir os objetivos propostos, decidimos utilizar a metodologia de revisão sistemática da literatura. Essa abordagem consiste em coletar, analisar e sintetizar estudos científicos que já foram publicados. A dificuldade em atingir os padrões de beleza impostos às mulheres é parte de uma lógica capitalista criada para gerar e direcionar desejos mecânicos e automáticos, onde a imitação do desejo, a inveja e um instinto competitivo primitivo se entrelaçam em um movimento inexorável em direção a uma obsessão crescente por celebridades e consumo desenfreado. No cenário contemporâneo, a busca por beleza e juventude está onipresente, impulsionada pelas mídias, redes sociais e campanhas publicitárias, que promovem padrões estéticos ideais, particularmente direcionados às mulheres. O universo da beleza atrai um amplo espectro de indivíduos, desde executivos de finanças até grandes estrelas, e isso por motivos bem fundamentados. A sociedade contemporânea tende a marginalizar aqueles que não se conformam aos padrões impostos socialmente. Os critérios de beleza funcionam como ferramentas de inclusão e exclusão também no âmbito do mercado de trabalho. As relações de trabalho também são influenciadas por critérios estéticos e físicos. Observa-se que mulheres que atendem aos padrões de beleza estabelecidos são frequentemente selecionadas para posições e atividades que envolvem interação com o público. As organizações precisam estar atentas aos efeitos que a valorização excessiva da aparência pode ter no bem-estar emocional de seus colaboradores. Em síntese, enfrentar a influência da beleza no ambiente de trabalho é um desafio que requer o empenho das empresas em adotar práticas de gestão responsáveis e justas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode184906002-
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InfluenciaBelezaMercado.pdfTCC259.06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons