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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBonatelli, Maria Fernanda Remiro-
dc.date.accessioned2025-05-27T15:28:09Z-
dc.date.available2025-05-27T15:28:09Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationBONATELLI, Maria Fernanda Remiro. Envelhecimento e ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira: uma análise discursiva de teses e dissertações (2013 - 2023). 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45886-
dc.description.abstractThe target of this research focused on comprehend the representations of aging and language through a bibliographic discourse analysis within the field of English language teaching and learning for the elderly. Anchored by the Discourse Analysis theoretical methodology (Pêcheux, 1990; Orlandi, 1997, 2005), this research examined the prevalent discourses in masters and doctor thesis, identifying patterns in statements found in the introductions and conclusions of these works. In order to construct this corpus, ten studies from the fields of Education, Linguistics, Applied Linguistics, and Language Studies, focusing on the English learning process for seniors, defended between 2013 and 2023, were mapped. Based on the observations, the results reveal some regular patterns that support a social discourse that positions the elderly group in a place of vulnerability and dispensability. Moreover, it was observed the ways in which the term “envelhescente” affects the discourse that supports the representations of aging and the societal positioning of elderly individuals. Upon completing the analysis, the analyzed data lead to conclusions on how contexts frames a discourse that affects representations of language within the examined works. These investigations are significant as they contribute to an understanding of how discourses surrounding aging and its representations are addressed in national research, suggesting potential new avenues for exploration within this research domain.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectenvelhecimentopt_BR
dc.subjectanálise do discursopt_BR
dc.subjectrepresentações de língua(gem)pt_BR
dc.titleEnvelhecimento e ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira: uma análise discursiva de teses e dissertações (2013 - 2023)pt_BR
dc.title.alternativeAging and the teaching-learning process of english as a foreign language: a discursive analysis of theses and dissertations (2013-2023)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920761600325088pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Carla Nunes Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3374501725288665pt_BR
dc.contributor.referee2Gambassi, Giulia Mendes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5675130276471280pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4639590901620758pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou discutir as representações de velhice e língua(gem) partindo de uma análise discursiva bibliográfica no campo de pesquisa sobre ensino-aprendizagem de inglês para a terceira idade. Tomando como norte as lentes da Análise do Discurso (Pêcheux, 1990; Orlandi, 1997, 2005), esta pesquisa mapeou tais representações presentes em teses e dissertações de mestrado e doutorado, buscando por padrões nos enunciados apresentados nas introduções e conclusões dos trabalhos. Visando à composição deste corpus, foram levantados dez estudos defendidos na área de Educação, Linguística, Linguística Aplicada e Letras, que abordam o processo de ensino-aprendizagem de inglês para idosos, durante o período de 2013 a 2023. A partir da análise da materialidade linguística, os resultados indicam regularidades que corroboram para uma representação que posiciona o idoso em um lugar de vulnerabilidade e inservibilidade. Além disso, também observou-se a forma pela qual o termo “envelhescente” afeta o discurso sobre as representações de velhice e posição do indivíduo idoso perante sociedade. Ao final da análise, também foi observado a maneira pela qual o contexto estudado posiciona um discurso o qual afeta as representações de língua(gem) dentro dos trabalhos observados. Tais investigações se tornam relevantes quando buscamos compreender o meio pelo qual o discurso que envolve a velhice e suas representações emergem das discursividades presentes em pesquisas de âmbito nacional e a possibilidade de surgimento de novas proposições a serem investigadas nessa esfera de investigação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.orcid.putcode184908500-
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

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