Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45875
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O pedagógico e a formação docente: os modelos 3DR como identidade docente |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogy and teacher training: 3DR models as teaching identity |
Autor(es): | Teixeira, Ana Clara Araújo |
Primeiro orientador: | Santos, Welson Barbosa |
Primeiro membro da banca: | Rocha, Lucas Matheus da |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
Terceiro membro da banca: | Souza, Paulo Vitor Teodoro de |
Resumo: | A partir das subjetividades da docência, da formação de professores, da forma como ela pode ser percebida enquanto processo que atua na constituição da identidade docente e do repensar daquilo que entendo como escola, educação e ensino de ciências e biologia surge a escrita deste trabalho. Ajusta-se ao campo das pesquisas qualitativas, também na autobiografia e na autoetnografia. A presente pesquisa tem por objetivo apresentar e refletir sobre os materiais didáticos, notadamente representados por modelos 3DR e seu impacto na minha trajetória de formação como futura professora. Uma experiência que foi profícua e longa no campo da botânica. Embasada em alguns questionamentos de como é possível abordar o conteúdo da botânica de forma mais concreta e interessante para quem o aprende? Quais desafios esse processo de ensino e aprendizagem pode apresentar e como superá-los? Como tornar essa prática acessível à escola, como pode ser no ensino superior? Como atender à pluralidade social, cognitiva e cultural existente dentro da sala de aula? Outra experiência se dá no campo da fisiologia e neurologia humana com o desenvolvimento de modelos 3DR e uso das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de ensino, que buscou abordar de forma descomplicada o cérebro. O trabalho ensaia acerca dos debates que o Grupo de Pesquisa em Educação, Masculinidade, Cultura e Subjetividade (GPEMC) envolve um pouco desse debate sobre o ensino e as subjetividades existentes dentro do ambiente escolar. |
Abstract: | The writing of this work arises from the subjectivities of teaching, teacher training, and the way it can be perceived as a process that acts in the constitution of teacher identity and from the rethinking of what I understand as school, education, and the teaching of science and biology. It fits into the field of qualitative research, also in autobiography and autoethnography. The present research aims to present and reflect on teaching materials, notably represented by 3DR models, and their impact on my training trajectory as a future teacher. An experience that was fruitful and long in the field of botany. Based on some questions about how it is possible to approach the content of botany in a more concrete and interesting way for those who learn it? What challenges can this teaching and learning process present, and how can they be overcome? How can this practice be made accessible to schools, as it can be in higher education? How can we meet the social, cognitive, and cultural plurality that exists within the classroom? Another experiment is in the field of human physiology and neurology with the development of 3DR models and the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as a teaching tool, which sought to address the brain in an uncomplicated way. The work essays on the debates that the Research Group on Education, Masculinity, Culture, and Subjectivity (GPEMC) involves a little of this debate on teaching and the subjectivities that exist within the school environment. |
Palavras-chave: | Modelos 3DR 3DR Models Ensino Botânica Subjetividades Teaching Botany Subjectivities |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | TEIXEIRA, Ana Clara Araújo. O pedagógico e a formação docente: os modelos 3DR como identidade docente. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45875 |
Data de defesa: | 2-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PedagógicoFormaçãoDocente.pdf | TCC | 881.81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.