Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45873
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Lucas Vargas e-
dc.date.accessioned2025-05-27T13:19:23Z-
dc.date.available2025-05-27T13:19:23Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Lucas Vargas e. Pesquisa Operacional em jogo: a utilização de jogos interativos no ensino. 2025, 24fl. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em gestão da informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45873-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the use of digital games as a didactic tool in the teaching of Operations Research (OR), with a focus on practical application in Information Management courses and related fields. Three games were analyzed—Logitycoon, Burrito, and OpenTTD—based on criteria such as accessibility, alignment with course content, and their ability to promote integration between theory and practice. The results indicate that these games support active and contextualized learning, allowing for practical experimentation with complex OR concepts in simulated environments. Furthermore, a lack of educational games specifically focused on OR was identified, highlighting an opportunity for innovation in the development of interactive pedagogical resources. The research concludes that digital games can represent an effective and engaging strategy in higher education, provided they are accompanied by teacher mediation and adequate institutional support.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa Operacionalpt_BR
dc.subjectJogos Digitaispt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEducação Lúdicapt_BR
dc.subjectEstratégias Pedagógicaspt_BR
dc.titlePesquisa operacional em jogo: a utilização de jogos interativos no ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Valeriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7777290788864275pt_BR
dc.contributor.referee1Viola, Carlos Henrique-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3464416736540119pt_BR
dc.contributor.referee2Faria, Eustáquio São José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2556917718449190pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar o uso de jogos digitais como ferramenta didática no ensino da disciplina de Pesquisa Operacional (PO), com foco na aplicação prática em cursos de gestão da informação e áreas afins. Foram analisados três jogos: Logitycoon, Burrito e OpenTTD, avaliando-se critérios como acessibilidade, alinhamento com os conteúdos da disciplina e capacidade de promover a integração entre teoria e prática. Os resultados indicam que esses jogos favorecem o aprendizado ativo e contextualizado, permitindo a experimentação prática de conceitos complexos de PO em ambientes simulados. Além disso, identificou-se uma carência de jogos educacionais voltados especificamente à PO, o que abre espaço para inovações no desenvolvimento de recursos pedagógicos interativos. A pesquisa conclui que o uso de jogos digitais pode representar uma estratégia eficaz e motivadora no ensino superior, desde que acompanhada por mediação docente e estrutura institucional adequada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGestão da Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::TEORIA DOS JOGOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.orcid.putcode184906018-
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PESQUISA_OPERACIONAL_JOGO.pdf5.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.