Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45869
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-2283-5435
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Previsão da Demanda De Ura E Chatbot: Estudo De Caso Em Um Contact Center
Autor(es): Dias, João Paulo Ferreira
Primeiro orientador: Domingos, Jean Carlos
Primeiro membro da banca: Maia, Leonardo Caixeta de Castro
Segundo membro da banca: Marcolin, Carla Bonato
Resumo: Este artigo avalia a previsão de demanda de atendimentos recebidos na URA e no chatbot de uma empresa de contact center que atua com uma operação do ramo de telecomunicações. A previsão da demanda é uma atividade chave e pilar das estratégias e desdobramentos operacionais de toda a organização, principalmente no setor avaliado onde a competitividade surge através de uma gestão eficiente dos recursos. Foram testados 16 cenários, dentre métodos sugeridos pela academia, uma adaptação do autor e o método atualmente utilizado pela empresa. O método que apresentou a menor taxa de erro MAPE foi de 4,69% extraído através da técnica média móvel considerando como histórico os últimos três meses mais recentes em relação ao mês planejado. O melhor CFE foi -4.804 encontrado com a média móvel adaptada pelo autor com histórico dos últimos 2 meses do chatbot. O melhor MAD 2.292 foi obtido através da média móvel utilizada pela empresa com histórico dos últimos 12 meses do chatbot.
Palavras-chave: Previsão de demanda
Demand forecast
Contact center
URA
IVR
Chatbot
Séries temporais
Time series
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DIAS, João Paulo Ferreira. Previsão da Demanda De Ura E Chatbot: Estudo De Caso Em Um Contact Center. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45869
Data de defesa: 11-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PrevisaoDemandaURA.pdfTCC = Trabalho de Conclusão de Curso3.67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons