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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45858
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Title: | Análise de viabilidade para substituição de carregadores convencionais por um carregador rápido em estação coletiva de recarga veicular |
Alternate title (s): | Feasibility analysis for replacing conventional chargers with a fast charger in a collective vehicle charging station |
Author: | Pacheco, Lucas Nascimento |
First Advisor: | Santos, Ivan Nunes |
First member of the Committee: | Rezende, Paulo Henrique Oliveira |
Second member of the Committee: | Brito, Vinicius Henrique Farias |
Summary: | A mobilidade elétrica tem se consolidado como uma alternativa viável e sustentável para a descarbonização do setor de transportes. No entanto, a expansão dessa tecnologia depende diretamente da existência de uma infraestrutura de recarga acessível, eficiente e tecnicamente compatível com as novas demandas de mercado. No Brasil, embora o número de veículos elétricos esteja em crescimento constante, a infraestrutura de recarga ainda apresenta limitações, especialmente no que se refere à disponibilidade de carregadores rápidos (DC), fundamentais para melhorar a experiência de uso e aumentar a atratividade da eletromobilidade em centros urbanos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica e econômica da substituição de três carregadores convencionais AC de 22 kW por um carregador rápido DC de 30 kW na estação de recarga coletiva instalada no Center Shopping Uberlândia, operada pela empresa Lavita Energia. A metodologia adotada baseia-se em um estudo de caso com dados reais de utilização da estação, modelagem financeira dos dois cenários de infraestrutura (AC e DC), e aplicação de indicadores econômicos tradicionais, como Payback, Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Além disso, foram realizadas simulações de Monte Carlo com o intuito de incorporar variabilidade estatística e incertezas operacionais às análises. Os resultados obtidos evidenciam que a substituição é viável sob determinadas condições operacionais, especialmente quando se considera a melhora no aproveitamento da estação, a redução no tempo de recarga e o aumento potencial na rotatividade dos usuários. A análise também revela a importância de políticas públicas, incentivos financeiros e planejamento urbano adequado para tornar esse tipo de solução economicamente atraente no cenário nacional. O trabalho contribui para a discussão sobre a eficiência da infraestrutura de recarga no Brasil e fornece subsídios para decisões estratégicas voltadas à ampliação da mobilidade elétrica em ambientes comerciais urbanos. |
Abstract: | Electric mobility has been consolidated as a viable and sustainable alternative for the decarbonization of the transportation sector. However, the expansion of this technology depends directly on the availability of an accessible and efficient charging infrastructure that meets the emerging demands of the market. In Brazil, although the number of electric vehicles has grown consistently, the charging infrastructure still faces limitations, especially regarding the availability of fast DC chargers, which are essential to enhance user experience and increase the attractiveness of electromobility in urban centers. In this context, this study aims to evaluate the technical and economic feasibility of replacing three conventional 22 kW AC chargers with a 30 kW DC fast charger at the collective charging station located at Center Shopping Uberlândia, operated by Lavita Energia. The methodology is based on a case study supported by real usage data, financial modeling of both infrastructure scenarios (AC and DC), and application of traditional economic indicators such as Payback, Net Present Value (NPV), and Internal Rate of Return (IRR). Additionally, Monte Carlo simulations were conducted to incorporate statistical variability and operational uncertainties into the analysis. The results indicate that the proposed replacement is feasible under specific operational conditions, particularly when considering the improved utilization of the station, reduced charging time, and increased user turnover potential. The analysis also highlights the importance of public policies, financial incentives, and adequate urban planning to make this type of solution economically attractive in the national context. This study contributes to the debate on charging infrastructure efficiency in Brazil and provides strategic insights for expanding electric mobility in urban commercial environments. |
Keywords: | Infraestrutura de recarga Carregador rápido Viabilidade econômica Simulação de Monte Carlo Mobilidade elétrica Eletric mobility Charging infrastructure Fast charger Economic feasibility Monte Carlo simulation |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | PACHECO, Lucas Nascimento. Análise de Viabilidade Econômica para a Substituição de Carregadores Convencionais por um Carregador Rápido em Estação Coletiva de Recarga Veicular. 2025. 125 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45858 |
Date of defense: | 7-May-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Elétrica |
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