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dc.creatorNetto, Raphael De Castro-
dc.date.accessioned2025-05-26T23:10:05Z-
dc.date.available2025-05-26T23:10:05Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationNETTO, Raphael de Castro. Exploração do trabalho, extração de mais-valia e precarização no setor de telemarketing. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45857-
dc.description.abstractThis monograph, as part of the undergraduate degree in philosophy, investigates the process of labor exploitation and surplus value extraction, focusing on the precarization of work in the telemarketing sector, which has experienced significant growth in recent years, employing millions of workers worldwide. The objective is to examine labor relations in this sector, seeking to uncover what lies behind this seemingly modern and technological scenario, in order to identify the new elements present in this service branch, with its more "advanced" and rationalized forms of surplus value extraction. These are compounded by the methods applied in the outsourcing and "uberization" of contemporary labor within capitalist society at its most advanced stage. Prior to this analysis, the study will explore labor exploitation and surplus value extraction as foundational concepts for addressing the precarization of telemarketing work, based on the thought of German philosopher Karl Marx (1818–1883), to understand how this phenomenon manifests in labor relations within companies in this sector. Following this methodological path is essential to identify how exploitation operates in telemarketing and to analyze the mechanisms used to extract surplus value from workers, aiming to provide a rigorous understanding of the issue and a critical reflection on the antagonistic class struggle and contradictions within the capitalist system, demonstrating the continued relevance of the proposed problem. The analytical method employed is Marx’s historical-dialectical materialism, and in addition to Marx’s own works, the study draws on contributions from renowned Marxist authors.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectKarl Marxpt_BR
dc.subjectExtração de Mais-valiapt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.subjectTelemarketingpt_BR
dc.subjectLabor exploitationpt_BR
dc.subjectMarxpt_BR
dc.subjectSurplus valuept_BR
dc.subjectPrecarizationpt_BR
dc.titleExploração do trabalho, extração de mais-valia e precarização do trabalho no setor de telemarketingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Militão, Maria Socorro Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3419770881060459pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Luiz Paulo De Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8572929091668204pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico, de conclusão do curso de graduação em filosofia, busca investigar o processo de exploração do trabalho e a extração de mais-valia, tendo como foco a precarização do trabalho no setor de telemarketing, que tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, empregando milhões de trabalhadores em todo o mundo. O objetivo é examinar as relações de trabalho nesse setor, procurando saber o que há por trás desse cenário aparentemente moderno e tecnológico, para então identificar quais elementos novos estão presentes nesse ramo de serviços, com formas mais “avançadas” e racionalizadas de extração de mais-valia. Às quais, se somam as formas aplicadas na terceirização e uberização do trabalho contemporâneo, da sociedade capitalista, em seu estágio mais avançado. Antes, porém, este estudo analisará a exploração do trabalho e a extração de mais-valia, como concepções basilares para tratar a questão da precarização do trabalho no telemarketing, a partir do pensamento do filósofo alemão Karl Marx (1818-1883), para compreender como esse fenômeno se manifesta nas relações laborais dentro das empresas desse ramo. Percorrer esse itinerário metodológico é fundamental para identificar como a exploração se manifesta no telemarketing e analisar os mecanismos utilizados para extrair a mais-valia dos trabalhadores, a fim de promover uma compreensão rigorosa da questão e uma reflexão crítica sobre a antagônica luta de classes e as contradições presentes no sistema capitalista, demonstrando a atualidade do problema ora proposto. O método de análise do objeto de estudos proposto é o materialismo histórico-dialético de Karl Marx, e, além da utilização do legado marxiano, faremos uso de obras de renomados autores marxistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFilosofiapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::TEORIA POLITICA::TEORIA POLITICA CONTEMPORANEApt_BR
dc.orcid.putcode184828106-
Appears in Collections:TCC - Filosofia

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