Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45850
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-8000-4864
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A categoria lugar no ensino de Geografia: uma análise crítica da BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental
Author: Carvalho, Gabriella Rodrigues de Oliveira
First Advisor: Miranda, Sérgio Luiz
First member of the Committee: Josué, Izabela Figueiredo
Second member of the Committee: Barbosa, Tulio
Summary: Esta pesquisa foi motivada pelo reconhecimento da importância da categoria lugar no ensino de Geografia. Experiências advindas do Estágio Supervisionado, foram demonstrativas de como a abordagem do lugar, nos anos iniciais do ensino fundamental, pode criar condições favoráveis à apreensão do mundo, em todas as suas relações e contradições. Tendo em vista que a abordagem desta categoria pode variar conforme a concepção teórico-metodológica adotada nos documentos que norteiam a elaboração dos currículos na educação básica, e reconhecendo que as conceituações dadas a ela podem ser sintomáticas do projeto educacional que se pretende com a Geografia Escolar, tomamos como objetivo desta pesquisa avaliar se, e como é tratada a categoria lugar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Geografia para os anos iniciais do ensino fundamental, buscando identificar a partir de qual corrente teórico-metodológica a categoria é enfocada no documento. Para tanto, fez-se necessário um levantamento bibliográfico que pudesse fornecer subsídios à compreensão da relação existente entre correntes teórico-metodológicas da Geografia, conceituações da categoria lugar e propostas curriculares, bem como embasar a análise qualitativa deste documento. Amorim Filho (1999), Ribeiro (2004), Santos (2006), Carlos (2007) e Leite (2012) foram capitais ao entendimento das conceituações da categoria lugar no interior das correntes que lhe deram uma maior centralidade: a Geografia Humanista e a Geografia Crítica. As contribuições de Santos (1991), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), Kuhn, Toso e Callai (2019, 2021) foram reveladoras da posição ocupada por esta categoria nos currículos no decorrer do desenvolvimento histórico da Geografia Escolar. Oliveira (1999) demonstrou bem como a abordagem do lugar nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), através de uma perspectiva subjetivista exacerbada, foi instrumentalizada de modo a submeter a educação geográfica a um projeto neoliberal de formação dos sujeitos. Através da análise da BNCC, constatamos uma continuidade neste processo. De maneira explícita, mas não declarada, a abordagem do lugar nos anos iniciais aparece, neste documento, orientada pelos pressupostos da Geografia Humanista. Atendo-se quase exclusivamente às questões simbólico-culturais e se esquivando daquelas de cunho socioeconômico, sua abordagem converge com os interesses neoliberais de promoção de uma educação acrítica, destituindo-a de seu potencial transformador.
Abstract: This research was motivated by the recognition of the importance of the concept of place in Geography education. Experiences derived from Supervised Internship demonstrated how the approach to place in the early years of elementary education can create favorable conditions for understanding the world in all its relationships and contradictions. Considering that the approach to this concept may vary depending on the theoretical-methodological framework adopted in the documents guiding the development of curricula in basic education, and recognizing that the definitions given to it may reflect the educational project intended for School Geography, the objective of this research was to assess whether and how the concept of place is addressed in the National Common Curricular Base (BNCC) for Geography in the early years of elementary education, seeking to identify from which theoretical-methodological perspective the concept is approached in the document. To that end, a bibliographic review was necessary to provide support for understanding the relationship between theoretical-methodological trends in Geography, conceptualizations of place, and curricular proposals, as well as to support the qualitative analysis of this document. Amorim Filho (1999), Ribeiro (2004), Santos (2006), Carlos (2007), and Leite (2012) were key to understanding the conceptualizations of the place category within the schools of thought that have given it greater centrality: Humanist Geography and Critical Geography. The contributions of Santos (1991), Pontuschka, Paganelli, and Cacete (2007), Kuhn, Toso, and Callai (2019, 2021) revealed the position occupied by this category in curricula throughout the historical development of School Geography. Oliveira (1999) clearly demonstrated how the approach to place in the National Curricular Parameters (PCNs), through an overly subjectivist perspective, was instrumentalized in a way that subjected geographic education to a neoliberal project of subject formation. Through the analysis of the BNCC, we observed a continuity in this process. Explicitly, but not overtly stated, the approach to place in the early years appears in this document to be guided by the assumptions of Humanist Geography. Focusing almost exclusively on symbolic-cultural issues and avoiding those of a socioeconomic nature, its approach aligns with neoliberal interests in promoting an uncritical education, stripping it of its transformative potential.
Keywords: Lugar
Place
Geografia Escolar
School Geography
Correntes teórico-metodológicas
Theoretical-methodological currents
Reformas curriculares
Curriculum reforms
Ensino Fundamental I
Elementary School
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARVALHO, Gabriella Rodrigues de Oliveira. A categoria lugar no ensino de Geografia: uma análise crítica da BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45850
Date of defense: 9-May-2025
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CategoriaLugarEnsino.pdfTrabalho de Conclusão de Curso496.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons