Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45834
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Barbie, normatividade e construção da identidade feminina: influência intencional? |
Alternate title (s): | Barbie, normativity and the construction of female identity: intentional influence? |
Author: | Gonçalves, Danilva Martins |
First Advisor: | Santos, Welson Barbosa |
First member of the Committee: | Oliveira, Karine |
Second member of the Committee: | José, Gonçalves |
Summary: | Brinquedos não são ingênuos como poderíamos pensar, esperar, apostar. Trazem discursos rígidos de uma sociedade normatizadora e atendem a demandas múltiplas de uma sociedade desejada, esperada, almejada. A boneca Barbie como brinquedo feminino é um bom exemplo disso. Portanto, é a partir dessa premissa que este trabalho se articula, indo para a forma como esses e outros mecanismos de enquadramento e ajuste do feminino ocorrem. O percurso inclui a forma como a escola entra e contribui nesse processo de docilização do corpo feminino. A partir da reflexão iniciada, referente à criança do sexo feminino e à repercussão e ampliação dos debates em relação à mulher de nosso tempo, afirmamos tratar-se de estudo e pesquisa de perfil qualitativo. O trabalho ensaia acerca das reflexões que o Grupo de Pesquisa Educação Masculinidade Cultura e Subjetividade – GPEMCS efetua e envolve um pouco desse debate sobre a forma de se perceber e enquadrar o corpo da mulher. Nos memoriais feitos por estudantes de um curso de licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública federal, localizada no Triângulo Mineiro, tem um referencial. Trata-se de uma escrita centrada no campo das Ciências Humanas, usa a análise de discurso como diretriz, permite considerar a forma como a escola na contemporaneidade e os brinquedos femininos que atuam na identidade feminina. Um desafio entendido é que a escola pode e precisa rever seu papel e lugar ao lidar com crianças meninas desde muito cedo, ajudando na formação de seus valores e identidade, visando uma mulher menos aprisionada a valores patriarcais. |
Keywords: | Mulher Docilização de corpos Escola Bonecas Feminino |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | GONÇALVES, Danilva. Barbie, normatividade e construção da identidade feminina: influência intencional? 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45834 |
Date of defense: | 27-Mar-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BarbieNormatividadeConstrução.pdf | 377.88 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License