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dc.creatorSousa, Bruno Pacheco Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-26T16:15:22Z-
dc.date.available2025-05-26T16:15:22Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.citationSOUSA, Bruno Pacheco Oliveira. Análise de legibilidade e leiturabilidade de textos na propaganda: estudo do caso de uma campanha de divulgação de processo seletivo em uma universidade pública. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45832-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectLegibilidadept_BR
dc.subjectProcesso seletivo de vagas ociosaspt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectLegibilitypt_BR
dc.subjectVacancy selection processpt_BR
dc.subjectHigher education institutionpt_BR
dc.titleAnálise de legibilidade e leiturabilidade de textos na propaganda: estudo do caso de uma campanha de divulgação de processo seletivo em uma universidade públicapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of legibility and readability of texts in advertising: case study of a campaign to publicize a selection process at a public universitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo, Renata Rodrigues Daher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975pt_BR
dc.contributor.referee1Fagundes, André Francisco de Alcântara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605993276758331pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Verônica Angélica Freitas de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA mensagem escrita em propagandas tem papel fundamental na comunicação eficaz com o público a quem a propaganda se destina. Textos de propaganda adequadamente elaborados possibilitam atrair a atenção, gerar interesse e persuadir os consumidores a se comportar em determinada direção, como comprar um produto ou contratar um serviço. Portanto, avaliar a legibilidade de textos escritos torna-se relevante no processo do planejamento comunicacional. Para realizar a avaliação da legibilidade e leiturabilidade há diversas ferramentas possíveis de serem aplicadas, entre elas os testes de Facilidade de Leitura de Flesch, Índice Gulpease, Nível de Graduação de Flesch-Kincaid, Índice de Nebulosidade de Gunning, Índice de Legibilidade Automatizado (ARI), Índice de Coleman-Liau. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar a legibilidade (facilidade ou dificuldade de entendimento de um texto de propaganda) de uma campanha de propaganda de um processo seletivo de vagas ociosas, de uma instituição de ensino pública, veiculada no perfil oficial do Instagram dessa Instituição de Ensino Superior. A pesquisa utilizou as métricas de legibilidade contidas na ferramenta online Análise de Legibilidade Textual, que auxilia na avaliação da legibilidade de textos escritos. A coleta de dados teve duração de três meses ocorrendo entre agosto e novembro de 2024 por meio do perfil oficial do Instagram de uma universidade pública, desde o início da divulgação do processo seletivo de vagas ociosas até a finalização desta campanha. Ao longo do período de divulgação, foram realizadas 15 postagens informativas sobre o processo seletivo, entre os dias 02 de janeiro e 05 de agosto de 2024. Os resultados da análise dos textos escritos, publicados no perfil oficial da instituição investigada, indicaram facilidade média a alta na legibilidade da maioria dos textos da campanha e adequação dos mesmos ao perfil de escolaridade do público ao qual a campanha foi destinada. A análise demonstrou que o uso de ferramentas de legibilidade pode ser um recurso valioso para avaliar e aprimorar textos escritos em propagandas, mas que essas ferramentas devem estar aliadas a outros métodos de avaliação que possibilitem uma compreensão mais abrangente do contexto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
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