Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45817
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-6297-2197
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uso das colorações de azul de toluidina e reação de Feulgen para avaliação de alterações cromatínicas em espermatozoides de garanhões
Autor(es): Gaspar, Giuliana Palombo
Primeiro orientador: Beletti, Marcelo Emílio
Primeiro membro da banca: Miglio, Luisa
Segundo membro da banca: Martins, Muller Carrara
Resumo: Muitos garanhões com esperma considerado normal em exames de rotina ainda enfrentam problemas de fertilidade, que podem estar ligados a alterações na cromatina dos espermatozoides. Métodos de avaliação da estrutura cromatínica, como a coloração com azul de toluidina 4N (AT) e a reação de Feulgen (FG), são utilizados para identificar tais alterações, como quebras de DNA e baixa compactação. Nesse contexto, foi proposto avaliar a análise de imagem computacional de esfregaços de sêmen corados com AT e FG. Neste estudo, foram analisadas 40 amostras de sêmen de garanhões, as quais foram submetidas à coloração com AT e FG, e avaliadas por meio de análise de imagem computacionais. Parâmetros como a porcentagem de espermatozoides com áreas de descompactação, heterogeneidade da cromatina, diferença da compactação cromatínica em relação a espermatozoides normais e a porcentagem de seis tipos de descompactação, segundo o local da descompactação na cabeça espermática foram analisadas. Todas as amostras de sêmen foram utilizadas em inseminação artificial e a prenhez das éguas foi verificada por ultrassom após dois meses. Foi realizado o teste de correlação de Spearman entre as variáveis espermáticas e a prenhez das éguas. Os resultados mostraram que nenhum dos métodos testados teve correlação significativa com a prenhez. A coloração com FG apresentou limitações, com 33 amostras exibindo 100% de espermatozoides com um dos tipos de alteração cromatínica. Este é o primeiro trabalho a empregar algoritmos para análise de imagem computacional de cromatina espermática de equinos, tanto com azul de toluidina quanto com ocorrência de Feulgen,o que ressalta seu potencial para futuras investigações nesta área. Nessas condições, a existência de correlação negativa, mesmo que não significativa, entre a prenhez e a descompactação total e dispersa da cromatina e a diferença porcentual quando utilizada reação de Feulgen, e a diferença porcentual e heterogeneidade, quando utilizada a coloração com AT, demonstram que estas variáveis têm potencial para serem utilizadas na avaliação da fertilidade de garanhões.
Palavras-chave: chromatin
equine
semen
fertility
artificial insemination
cromatina
equino
sêmen
fertilidade
inseminação artificial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GASPAR, Giuliana Palombo. Uso das colorações de azul de toluidina e reação de Feulgen para avaliação de alterações cromatínicas em espermatozoides de garanhões. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45817
Data de defesa: 11-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoDasColorações.pdfTCC308.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.