Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Netho, Ronald Naves de-
dc.date.accessioned2025-05-21T14:52:49Z-
dc.date.available2025-05-21T14:52:49Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA NETHO, Ronald Naves de. Tradução e adaptação transcultural de guia de saúde mental para auxiliar professores a lidarem com a ansiedade de jovens em sala de aula. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45799-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjecttraduçãopt_BR
dc.subjecttranslationpt_BR
dc.subjectadaptaçãopt_BR
dc.subjectadaptationpt_BR
dc.subjectansiedadept_BR
dc.subjectanxietypt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectschoolpt_BR
dc.subjectsaúde mentalpt_BR
dc.subjectmental healthpt_BR
dc.titleTradução e adaptação transcultural de guia de saúde mental para auxiliar professores a lidarem com a ansiedade de jovens em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Fernando Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937231594374710pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Claudia Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8187446242009595pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370350303971395pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a tradução e adaptação transcultural de uma ferramenta psicoeducacional originalmente desenvolvida pela organização britânica Anna Freud, com o objetivo de auxiliar professores a lidarem com a ansiedade de crianças e adolescentes em sala de aula. A ferramenta, composta por sete estratégias práticas baseadas na Terapia Cognitivo Comportamental, foi selecionada por sua aplicabilidade ao contexto escolar brasileiro e adaptada com atenção às especificidades culturais, linguísticas e pedagógicas locais. O processo envolveu revisão técnica, ajustes gráficos e a criação de um material complementar denominado “Termômetro de Ansiedade”, buscando oferecer aos educadores um recurso acessível, de baixo custo e eficaz no apoio à saúde mental dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQpt_BR
dc.embargo.termsIII - resultados de pesquisa cujo conteúdo seja passível de ser patenteado ou publicado em livros e capítulos;pt_BR
dc.orcid.putcode184543362-
dc.description.embargo2027-05-09-
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TraduçãoAdaptaçãoTranscultural.pdf
  Até 2027-05-09
TCC3.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.