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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-5935-9087
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Percepção de usuários de rodovias sobre o atropelamento de animais silvestres
Author: Teixeira, Tarcio Camargos
First Advisor: Roel, Carine Firmino Carvalho
First member of the Committee: Roel, Carine Firmino Carvalho
Second member of the Committee: Veloso, Aline Carneiro
Third member of the Committee: Santos, Danillo Cristian Feitosa dos
Summary: O atropelamento de animais silvestres em rodovias representa uma das principais ameaças à biodiversidade brasileira, impactando diretamente diversas espécies. Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção social sobre esse problema e a aceitação de medidas mitigadoras, além de traçar o perfil sociodemográfico dos participantes. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, com 16 perguntas abertas e fechadas, aplicado na entrada principal do Parque do Sabiá, em Uberlândia-MG, totalizando 104 entrevistados. O perfil dos respondentes foi caracterizado por uma maioria de jovens adultos (44,23%), predominância masculina (62,5%) e ensino superior completo (41,3%), refletindo dinâmicas populacionais urbanas atuais. Entre as ameaças apontadas à fauna silvestre, destacaram-se atropelamentos (7,8%), queimadas (14,4%), caça ilegal (14,4%), desmatamento (15,0%) e ser humano (15,0%). Outro fator observado foi com relação a possuir CNH, (85,58%) afirmaram possuir o documento e (6,73%) informaram que apesar de não possuírem CNH, dirigem. Em relação em utilizar as rodovias para viagens, (40,6%) dos entrevistados, informaram utilizar para realizar viagens mensalmente. A maioria dos participantes (89,6%) reconheceu os atropelamentos como um problema ambiental relevante. Apesar da falta de conhecimento técnico, muitos motoristas relataram comportamentos conscientes, como reduzir a velocidade (83,6%), desviar (50,7%) ou parar (34,3%) ao avistarem animais nas vias. Porém, nenhum dos participantes apresentou uma estimativa próxima do número real de atropelamentos anuais no Brasil, sendo que mais de metade dos respondentes estimou que morrem menos de 100 mil animais por ano (53%). Quanto às estratégias de mitigação, mais da metade dos entrevistados (55%) declarou que aceitaria pagar um valor adicional no pedágio, desde que destinado à proteção da fauna. Valores entre 10% e 20% de acréscimo foram apontados como socialmente aceitáveis, desde que haja transparência na aplicação dos recursos. Diferenças de gênero também foram observadas: homens relataram mais experiências com atropelamentos (50,74%), possivelmente por dirigirem com maior frequência, mas tanto homens quanto mulheres demonstraram preocupação com o tema, reforçando a importância de campanhas educativas inclusivas. Conclui-se que, embora haja lacunas de conhecimento, os entrevistados demonstram sensibilidade e disposição para colaborar com a conservação da fauna silvestre, desde que sejam oferecidos meios adequados e bem comunicados.
Abstract: The roadkill of wild animals on highways represents one of the main threats to Brazilian biodiversity, directly impacting several species. This study aimed to evaluate the social perception of this problem and the acceptance of mitigating measures, in addition to outlining the sociodemographic profile of the participants. The research was conducted through a semi-structured questionnaire, with 16 open and closed questions, applied at the main entrance of Sabiá Park, in Uberlândia-MG, totaling 104 interviewees. The profile of the respondents was characterized by a majority of young adults (44.23%), a male predominance (62.5%), and complete higher education (41.3%), reflecting current urban population dynamics. [CFCR1] Among the threats pointed out to wild fauna, roadkill (7.8%), human beings (15.0%), deforestation (15.0%), fires (14.4%), and illegal hunting (14.4%) stood out. Another observed factor was regarding having a driver's license; 85.58% stated they possessed the document, and 6.73% reported driving despite not having one. Regarding the use of highways for travel, 40.6% of the interviewees reported using them for monthly trips. The majority of participants (89.6%) recognized roadkill as a relevant environmental problem, although a lack of awareness regarding the real magnitude of the problem was evident. Despite the lack of technical knowledge, many drivers reported conscious behaviors, such as reducing speed (83.6%), swerving (50.7%), or stopping (34.3%) when spotting animals on the roads. However, none of the participants provided an estimate close to the actual number of annual roadkills in Brazil, with more than half of the respondents estimating that fewer than 100,000 animals die per year (53%). Regarding mitigation strategies, more than half of the interviewees (55%) stated that they would accept paying an additional amount on tolls, provided that it was intended for the protection of fauna. Values between 10% and 20% of increase were pointed out as socially acceptable, provided there is transparency in the application of resources. Gender differences were also observed: men reported more experiences with roadkill (50.74%), possibly due to driving more frequently, but both men and women showed concern about the issue, reinforcing the importance of inclusive educational campaigns. It is concluded that, although there are knowledge gaps, the interviewees demonstrate sensitivity and willingness to collaborate with the conservation of wild fauna, provided that adequate and well-communicated means are offered.
Keywords: Campanha de conscientização
Colisão com fauna
Ecologia de estradas
Preservação Ambiental
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: TEIXEIRA, Tarcio Camargos. Percepção de usuários de rodovias sobre o atropelamento de animais silvestres. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45780
Date of defense: 2-May-2025
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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