Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45775
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-7449-9906
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Influência da contaminação bacteriana no sêmen criopreservado de bovinos sobre as características espermáticas e produção in vitro de embriões
Autor(es): Zancheta, Lilian Scalon
Primeiro orientador: Lançoni, Renata
Primeiro membro da banca: Silva, Elisa Sant'Anna Monteiro da
Segundo membro da banca: Santos, Ricarda Maria dos
Resumo: O uso do sêmen bovino criopreservado para inseminações artificiais é uma prática amplamente difundida na reprodução desta espécie atualmente. Assim, é de extrema importância analisar a qualidade seminal para garantir uma boa taxa de fertilidade. Porém, a presença de bactérias no sêmen utilizado pode levar a perda de integridade de membranas espermáticas e maior produção de espécies reativas de oxigênio, o que pode inviabilizar sua fertilidade. Dessa forma, o objetivo com este trabalho foi analisar a influência da contaminação bacteriana no sêmen criopreservado de bovinos sobre a motilidade pós descongelamento, integridade de membranas plasmática e acrossomal e potencial de membrana mitocondrial, além de avaliar a influência das bactérias na produção in vitro de embriões. Para análise da influência da contaminação bacteriana, foram utilizadas seis partidas de sêmen, sendo três com contaminação bacteriana e três sem contaminação bacteriana, ambas coletadas do mesmo touro para maior controle de variáveis. Para análise da produção in vitro de embriões, as partidas de sêmen com e sem contaminação bacteriana foram utilizadas em protocolos de produção in vitro de embriões (PIVE) para verificar se houve ou não diferença nas taxas de clivagem e número de blastocistos de acordo com a contaminação. O efeito sobre a taxa de motilidade, concentração, integridade de membrana plasmática, acrossomal e potencial de membrana mitocondrial, além da produção de espécies reativas de oxigênio e produção in vitro de embriões foram avaliados comparativamente pelo teste T entre os grupos “com contaminação” e “sem contaminação” considerando P ≤ 0,05 como diferença significativa. Os resultados de análises de sêmen, incluindo motilidade, integridade de membranas plasmáticas e acrossomal e potencial de membrana mitocondrial, e os resultados de análises de produção in vitro de embriões, incluindo taxa de clivagem, cultivo in vitro, porcentagem de blastocisto inicial, blastocisto expandido, embriões grau 1, 2 e 3, embriões grau 3 e total por fertilização in vitro, não apresentaram diferenças estatísticas entre os tratamentos.
Palavras-chave: membrana plasmática, integridade de membranas, produção in vitro de embriões, blastocisto, bactérias no sêmen
cell membrane, membrane integrity, in vitro production, blastocyst, bacteria in semen
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ZANCHETA, Lilian Scalon. Influência da contaminação bacteriana no sêmen criopreservado de bovinos sobre as características espermáticas e produção in vitro de embriões. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Custo (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45775
Data de defesa: 28-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluênciaContaminaçãoBacteriana.pdf1.59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.